Um estudo sobre a possivel incidência do perfil do professor no processo de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico: análise comparativa de dois casos no ARQ-UFSC

DSpace Repository

A- A A+

Um estudo sobre a possivel incidência do perfil do professor no processo de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico: análise comparativa de dois casos no ARQ-UFSC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Oliveira, Roberto de en
dc.contributor.author Pousadela, Miguel Angel en
dc.date.accessioned 2013-07-16T03:13:21Z
dc.date.available 2013-07-16T03:13:21Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 en
dc.identifier.other 228093 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103155
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. en
dc.description.abstract O trabalho analisa duas experiências pedagógicas desenvolvidas por professores da disciplina Projeto Arquitetônico em ateliês do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Trabalha-se com a hipótese de que o saber plural do arquiteto, quando colocado na condição de professor, adquire ênfase diferente segundo corresponda ao perfil do professor-pesquisador ou ao de professor-profissional de escritório. Procura-se determinar se tal diferenciação tem reflexo nas modalidades pedagógicas, no planejamento da disciplina e nos modos escolhidos por cada um para orientar e conduzir o processo de ensino-aprendizagem de projeto. Procura-se também identificar o peso atribuído ao saber-fazer arquitetura, adquirido na prática do exercício profissional frente ao saber-pensar arquitetura, adquirido na prática acadêmica. No fim, pretende-se contribuir na pesquisa sobre os possíveis níveis de complementaridade entre essas práticas pedagógicas, questão que pode vir a ser de particular importância quando se manifesta a tendência, por parte do curso, de dar prioridade na contratação de novos professores efetivos de projeto a àqueles arquitetos que já tenham titulo de Doutor. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Engenharia civil en
dc.subject.classification Projeto arquitetonico en
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) en
dc.subject.classification Pratica de ensino en
dc.title Um estudo sobre a possivel incidência do perfil do professor no processo de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico: análise comparativa de dois casos no ARQ-UFSC en
dc.type Dissertação (Mestrado) en
dc.contributor.advisor-co Castells, Eduardo en


Files in this item

Files Size Format View
228093.pdf 2.619Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar