dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Oliveira, Roberto de |
en |
dc.contributor.author |
Pousadela, Miguel Angel |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T03:13:21Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T03:13:21Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
en |
dc.identifier.other |
228093 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103155 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. |
en |
dc.description.abstract |
O trabalho analisa duas experiências pedagógicas desenvolvidas por professores da disciplina Projeto Arquitetônico em ateliês do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Trabalha-se com a hipótese de que o saber plural do arquiteto, quando colocado na condição de professor, adquire ênfase diferente segundo corresponda ao perfil do professor-pesquisador ou ao de professor-profissional de escritório. Procura-se determinar se tal diferenciação tem reflexo nas modalidades pedagógicas, no planejamento da disciplina e nos modos escolhidos por cada um para orientar e conduzir o processo de ensino-aprendizagem de projeto. Procura-se também identificar o peso atribuído ao saber-fazer arquitetura, adquirido na prática do exercício profissional frente ao saber-pensar arquitetura, adquirido na prática acadêmica. No fim, pretende-se contribuir na pesquisa sobre os possíveis níveis de complementaridade entre essas práticas pedagógicas, questão que pode vir a ser de particular importância quando se manifesta a tendência, por parte do curso, de dar prioridade na contratação de novos professores efetivos de projeto a àqueles arquitetos que já tenham titulo de Doutor. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Engenharia civil |
en |
dc.subject.classification |
Projeto arquitetonico |
en |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Superior) |
en |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
en |
dc.title |
Um estudo sobre a possivel incidência do perfil do professor no processo de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico: análise comparativa de dois casos no ARQ-UFSC |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |
dc.contributor.advisor-co |
Castells, Eduardo |
en |