Um estudo sobre a possivel incidência do perfil do professor no processo de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico: análise comparativa de dois casos no ARQ-UFSC
Show full item record
Title:
|
Um estudo sobre a possivel incidência do perfil do professor no processo de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico: análise comparativa de dois casos no ARQ-UFSC |
Author:
|
Pousadela, Miguel Angel
|
Abstract:
|
O trabalho analisa duas experiências pedagógicas desenvolvidas por professores da disciplina Projeto Arquitetônico em ateliês do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Trabalha-se com a hipótese de que o saber plural do arquiteto, quando colocado na condição de professor, adquire ênfase diferente segundo corresponda ao perfil do professor-pesquisador ou ao de professor-profissional de escritório. Procura-se determinar se tal diferenciação tem reflexo nas modalidades pedagógicas, no planejamento da disciplina e nos modos escolhidos por cada um para orientar e conduzir o processo de ensino-aprendizagem de projeto. Procura-se também identificar o peso atribuído ao saber-fazer arquitetura, adquirido na prática do exercício profissional frente ao saber-pensar arquitetura, adquirido na prática acadêmica. No fim, pretende-se contribuir na pesquisa sobre os possíveis níveis de complementaridade entre essas práticas pedagógicas, questão que pode vir a ser de particular importância quando se manifesta a tendência, por parte do curso, de dar prioridade na contratação de novos professores efetivos de projeto a àqueles arquitetos que já tenham titulo de Doutor. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103155
|
Date:
|
2006 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar