Title: | Uma metacompreensão da modelagem matemática na educação matemática |
Author: | Klüber, Tiago Emanuel |
Abstract: |
A Modelagem Matemática na Educação Matemática tem ganhado relevância no debate acadêmico nos últimos anos, tanto no cenário nacional quanto internacional. Os contextos em que ela vem sendo utilizada são os mais variados, desde a escola básica ao ensino superior. No entanto, para além de manifestações dos seus usos, revela-se uma multiplicidade de compreensões sobre ela. Esta problemática vem me acompanhando por cerca de 7 anos, o que indica para uma interrogação mais abrangente: o que é isto: a Modelagem Matemática na Educação Matemática? Longe de buscar uma resposta categórica ao que ela é, pretendo com essa interrogação explicitar uma compreensão mais ampla, descortinando possibilidades e abrindo interpretações sobre o fenômeno: Modelagem Matemática na Educação Matemática. A metodologia de investigação assumida se afina com a visão fenomenológico-hermenêutica de pesquisa, que é considerada como uma postura filosófica frente aos fenômenos. A partir dela foram estabelecidos os procedimentos de coleta e análise de dados, os quais emergiram do acentuado conhecimento do fenômeno em questão. Os dados analisados são referentes a oito autores significativos em Modelagem Matemática na Educação Matemática no Brasil, quais sejam: 1) Lourdes Maria Werle de Almeida, 2) Jussara Loyola de Araújo; 3) Jonei Cerqueira Barbosa; 4) Rodney Carlos Bassanezi; 5) Maria Salett Biembengut e Nelson Hein; 6) Dionísio Burak; 7) Ademir Donizeti Caldeira; 8) Otávio Jacobini, citados em ordem alfabética pelo sobrenome. Os textos significativos desses autores foram escolhidos por meio da quantidade de citações na VI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, que ocorreu em 2009, por ser considerado um lócus em que a Modelagem Matemática se mostra. Para o conjunto de textos de cada autor foram efetuadas análises, buscando unidades de significado e convergências entre elas, de modo a estabelecer os núcleos de sentido. Posteriormente, explicitei oito metatextos e efetuei um movimento hermenêutico de interpretação, buscando sempre ir além das particularidades internas aos núcleos destacados em cada metatexto. Ressalto que não foquei o autor, mas o texto. Procedido dessa maneira, desvelou-se que a Modelagem Matemática se mostra de maneira multifacetada por conta dos pressupostos teóricos assumidos em termos de Conhecimento, Ciência, Matemática e Educação Matemática. A pluralidade dessas concepções, por vezes contraditórias entre os autores, indica a permanência da busca por compreender a Modelagem Matemática para além dessas particularidades. De entre as interpretações explicitadas, a que mais chamou a atenção é que a realidade que se pretende trabalhar, em situações de Modelagem Matemática, pode ser compreendida como uma dimensão temática em que se efetuam compreensões mais amplas sobre o tema posto em destaque, individual ou coletivamente. The mathematical modeling in mathematics education has gained importance in the academic debate in recent years, both in the national and international levels. The contexts in which it has been used are varied, from primary school to higher education. However, in addition to demonstrations of its uses, there is a multiplicity of understandings about it. This problem has accompanied me for about seven years, which indicates to a deeper question: what's this: Mathematical Modeling in Mathematics Education? Far from seeking a categorical answer to what it is, I want to clarify this question with a broader understanding, revealing possibilities and opening up interpretations of the phenomenon: Mathematical Modeling in Mathematics Education. The research methodology assumed is aligned with vision phenomenological-hermeneutic research, which is regarded as a philosophical stance in the face of phenomena. From there were procedures established for collecting and analyzing data, which emerged from the deep knowledge of the phenomenon in question. The data analyzed are for eight significant authors in Mathematical Modeling in Mathematics Education in Brazil, which are: 1) Lourdes Maria Werle de Almeida, 2) Jussara Loyola de Araújo; 3) Jonei Cerqueira Barbosa; 4) Rodney Carlos Bassanezi; 5) Maria Salett Biembengut e Nelson Hein; 6) Dionísio Burak; 7) Ademir Donizeti Caldeira; 8) Otávio Jacobini, listed alphabetically by surname. The significant texts of these authors were chosen by the number of citations at the VI National Conference on Modeling in Mathematics Education, held in 2009, viewed as a place where the Mathematical Modeling if shows . For the entire text, of each author, analyzes were performed, looking for meaning units and convergences between them, in order to establish the nuclei of the meaning. Subsequently, eight metatexts are clarified on the hermeneutic interpretation movement, always seeking to go beyond the particular nuclei each metatext. I emphasize that the author is not focused, but the text. Done this way, unveiled that the mathematical modeling has been shown so multi-faceted because of the theoretical assumptions made in terms of Knowledge, Science, Mathematics and Mathematics Education. The plurality of these views, sometimes contradictory between the authors, indicates the continuing quest for understanding the mathematical modeling in addition to these peculiarities. Among the interpretations, one that drew the most attention, is that reality that we intend to work in situations of Mathematical Modeling can be understood as a thematic dimension that take place in broader understandings on a theme in prominence, individually or collectively. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
URI: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96465 |
Date: | 2012 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
303855.pdf | 5.193Mb |
View/ |