Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências

DSpace Repository

A- A A+

Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências

Show full item record

Title: Leituras do PISA: sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências
Author: Simas Filho, José Pedro
Abstract: Essa dissertação trata de aspectos do funcionamento da leitura em sala de aula de ciências, a partir de três textos do campo da ciência e da tecnologia, veiculados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) objetivando compreender que sentidos sobre Ciências e Tecnologias são produzidos pelos estudantes. Analiso as condições de produção da leitura e dos discursos envolvendo esses textos, em situações de sala de aula, na escola fundamental, na disciplina de ciências. Para tanto, realizo uma pesquisa de cunho qualitativo, adotando como suporte teórico-metodológico a Análise de Discurso (AD) de linha francesa, com destaque para as questões que envolvem a linguagem do/no ensino de ciências, em particular, o que se refere à produção de sentidos sobre ciências e tecnologias em situação de sala de aula de ciências. Nessa perspectiva discursiva a linguagem é compreendida como não transparente, pois os sentidos para um texto não são dados e nem estão à espera de serem descobertos, pois estes são construídos pelos leitores dependendo das condições de produção dessas leituras. Dessa forma, a leitura dos textos do PISA vai além da mera decodificação de palavras e imagens. Assim, foi possível perceber na leitura dos estudantes uma relação entre paráfrase e polissemia envolvendo os sentidos sobre ciências e tecnologias. Com essa pesquisa pretendo produzir uma perspectiva crítica diante dos temas dos textos e da própria avaliação do PISA; contribuir para um ensino de ciências menos neutro e passivo diante das questões científicas e tecnológicas; incluir entre as discussões para o ensino de ciências, as questões de linguagem; colocar em pauta as interpretações possíveis para os textos do PISA e a partir daí discutir as implicações dessa perspectiva de linguagem em processos avaliativos como esse
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96400
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
310453.pdf 2.995Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar