Técnica, dor, feminilidade: educação do corpo na ginástica rítmica
Show full item record
Title:
|
Técnica, dor, feminilidade: educação do corpo na ginástica rítmica |
Author:
|
Boaventura, Patrícia Luiza Bremer
|
Abstract:
|
O esporte, fenômeno social e cultural, oferece uma variedade de reflexões e interlocuções significativas que sugerem uma educação do corpo. A construção dos corpos e suas formas expressam sentidos e significados que envolvem valores, preconceitos, posturas, discursos, normas e regras, reafirmados e incorporados por um conjunto de técnicas e recursos presentes na lógica do treinamento esportivo. Características singulares estão presentes nesse universo e é na Ginástica Rítmica (GR), esporte que produz e reproduz corpos femininos, que compreenderemos os aspectos relacionados ao corpo. Essa modalidade consiste em dinâmicas e ritmos específicos que surgiram de uma necessidade de movimentos para o sexo feminino. A partir de um registro etnográfico, foi realizado um trabalho de campo em 2008 e 2010 com uma equipe de Ginástica Rítmica da cidade de Timbó - SC, quando se observou a estrutura e a organização da instituição, os sistemas de treinamentos, as rotinas, os discursos e os ambientes de competições. Foram realizadas intervenções registradas em diário de campo e entrevistas com atletas e treinadoras. As análises apresentadas contribuem para um debate sobre os aspectos das pedagogias do corpo na Ginástica Rítmica, a incorporação e reprodução de discursos referentes ao corpo feminino, os contrapontos entre feminilidade e performance e a relação entre infância e tradição esportiva. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95771
|
Date:
|
2011 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar