Técnica, dor, feminilidade: educação do corpo na ginástica rítmica

DSpace Repository

A- A A+

Técnica, dor, feminilidade: educação do corpo na ginástica rítmica

Show full item record

Title: Técnica, dor, feminilidade: educação do corpo na ginástica rítmica
Author: Boaventura, Patrícia Luiza Bremer
Abstract: O esporte, fenômeno social e cultural, oferece uma variedade de reflexões e interlocuções significativas que sugerem uma educação do corpo. A construção dos corpos e suas formas expressam sentidos e significados que envolvem valores, preconceitos, posturas, discursos, normas e regras, reafirmados e incorporados por um conjunto de técnicas e recursos presentes na lógica do treinamento esportivo. Características singulares estão presentes nesse universo e é na Ginástica Rítmica (GR), esporte que produz e reproduz corpos femininos, que compreenderemos os aspectos relacionados ao corpo. Essa modalidade consiste em dinâmicas e ritmos específicos que surgiram de uma necessidade de movimentos para o sexo feminino. A partir de um registro etnográfico, foi realizado um trabalho de campo em 2008 e 2010 com uma equipe de Ginástica Rítmica da cidade de Timbó - SC, quando se observou a estrutura e a organização da instituição, os sistemas de treinamentos, as rotinas, os discursos e os ambientes de competições. Foram realizadas intervenções registradas em diário de campo e entrevistas com atletas e treinadoras. As análises apresentadas contribuem para um debate sobre os aspectos das pedagogias do corpo na Ginástica Rítmica, a incorporação e reprodução de discursos referentes ao corpo feminino, os contrapontos entre feminilidade e performance e a relação entre infância e tradição esportiva.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95771
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
297400.pdf 1.715Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar