De CEFET a IFET Cursos superiores de tecnologia no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina: gênese de uma nova institucionalidade?

DSpace Repository

A- A A+

De CEFET a IFET Cursos superiores de tecnologia no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina: gênese de uma nova institucionalidade?

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Shiroma, Eneida Oto pt_BR
dc.contributor.author Azevedo, Luiz Alberto de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T22:39:25Z
dc.date.available 2012-10-25T22:39:25Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 298315 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95223
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Com esta pesquisa se teve o objetivo de analisar o processo de criação e implantação de Cursos Superiores de Tecnologia no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina, analisando suas implicações sobre a organização pedagógica, o trabalho e a carreira dos docentes. Neste estudo trabalhou-se com a hipótese de que o processo de criação e implantação desses cursos promoveu a (des)realização do caráter público da autarquia. Nesse sentido, buscou-se compreender que bases teórico-metodológicas fundamentaram a implantação desses cursos na autarquia, com vistas à elaboração de seus Projetos Pedagógicos. Avaliou-se pertinente discutir as contradições do processo de implantação de tecnólogos na instituição a partir dos diversos interesses dos sujeitos sociais envolvidos com vistas à institucionalização de uma Educação Tecnológica ou apenas uma educação profissional interpretada como de nível superior. A implantação desses cursos na instituição, contudo, caracterizava-se por um processo de mudança, em face de que a prática educacional era de curso técnico de nível médio; assim, verificou-se ser relevante analisar as mudanças ocorridas nos domínios de gestão dos departamentos acadêmicos dos campi de Florianópolis e São José, decorrentes da institucionalização de tecnólogos. Como a cultura educacional na instituição era de ensino técnico de nível médio e o processo de criação e implantação de tecnólogos, segundo o Ministério da Educação, caracterizava-se como de nível superior, investigou-se se a carreira a qual os professores da autarquia se vinculavam em 2002 propiciava condições com vistas a atender à implantação dessa modalidade de educação. Para compreender-se o processo de implantação de tecnólogos na autarquia, elaborou-se um trabalho de recuperação histórica sobre a educação, suas tendências e implicações, assim como um referencial teórico epistemológico constituído por fundamentos, bem como terminologias, com vistas a apreender-se a gênese da educação profissional e/ou tecnológica e as terminologias associadas. De posse desse referencial epistemológico, elaborou-se um resgate histórico relativo à educação tecnológica brasileira, com o objetivo de pesquisar políticas, ações e regulamentações desenvolvidas por governos frente à criação e disseminação desses cursos, como um projeto reivindicado pelo sistema capitalista. Na premissa de apreender-se a realidade institucional a qual possibilitou a realização do processo de criação e implantação de tecnólogos, realizou-se uma série de entrevistas com integrantes das comissões de criação dos projetos dos tecnólogos, bem como com coordenadores e professores responsáveis pela orientação e condução do processo de ensino e de aprendizagem, objetivando verificar-se a sua compreensão. Ao reunir e imbricar evidências concretas apreendidas, concluiu-se que a hipótese central de pesquisa se confirma, ou seja, governos brasileiros utilizaram-se da estrutura de Estado para promover a realização das necessidades do capitalismo: formação de força de trabalho especializada, mediante a implantação de um tipo de organização acadêmica, com vistas a promover a (des)realização do caráter público em favor do privado. pt_BR
dc.format.extent 383 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino profissional pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Educação tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Projeto pedagógico pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.title De CEFET a IFET Cursos superiores de tecnologia no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina: gênese de uma nova institucionalidade? pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
298315.pdf 3.059Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar