De CEFET a IFET Cursos superiores de tecnologia no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina: gênese de uma nova institucionalidade?

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De CEFET a IFET Cursos superiores de tecnologia no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina: gênese de uma nova institucionalidade?

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Título: De CEFET a IFET Cursos superiores de tecnologia no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina: gênese de uma nova institucionalidade?
Autor: Azevedo, Luiz Alberto de
Resumo: Com esta pesquisa se teve o objetivo de analisar o processo de criação e implantação de Cursos Superiores de Tecnologia no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina, analisando suas implicações sobre a organização pedagógica, o trabalho e a carreira dos docentes. Neste estudo trabalhou-se com a hipótese de que o processo de criação e implantação desses cursos promoveu a (des)realização do caráter público da autarquia. Nesse sentido, buscou-se compreender que bases teórico-metodológicas fundamentaram a implantação desses cursos na autarquia, com vistas à elaboração de seus Projetos Pedagógicos. Avaliou-se pertinente discutir as contradições do processo de implantação de tecnólogos na instituição a partir dos diversos interesses dos sujeitos sociais envolvidos com vistas à institucionalização de uma Educação Tecnológica ou apenas uma educação profissional interpretada como de nível superior. A implantação desses cursos na instituição, contudo, caracterizava-se por um processo de mudança, em face de que a prática educacional era de curso técnico de nível médio; assim, verificou-se ser relevante analisar as mudanças ocorridas nos domínios de gestão dos departamentos acadêmicos dos campi de Florianópolis e São José, decorrentes da institucionalização de tecnólogos. Como a cultura educacional na instituição era de ensino técnico de nível médio e o processo de criação e implantação de tecnólogos, segundo o Ministério da Educação, caracterizava-se como de nível superior, investigou-se se a carreira a qual os professores da autarquia se vinculavam em 2002 propiciava condições com vistas a atender à implantação dessa modalidade de educação. Para compreender-se o processo de implantação de tecnólogos na autarquia, elaborou-se um trabalho de recuperação histórica sobre a educação, suas tendências e implicações, assim como um referencial teórico epistemológico constituído por fundamentos, bem como terminologias, com vistas a apreender-se a gênese da educação profissional e/ou tecnológica e as terminologias associadas. De posse desse referencial epistemológico, elaborou-se um resgate histórico relativo à educação tecnológica brasileira, com o objetivo de pesquisar políticas, ações e regulamentações desenvolvidas por governos frente à criação e disseminação desses cursos, como um projeto reivindicado pelo sistema capitalista. Na premissa de apreender-se a realidade institucional a qual possibilitou a realização do processo de criação e implantação de tecnólogos, realizou-se uma série de entrevistas com integrantes das comissões de criação dos projetos dos tecnólogos, bem como com coordenadores e professores responsáveis pela orientação e condução do processo de ensino e de aprendizagem, objetivando verificar-se a sua compreensão. Ao reunir e imbricar evidências concretas apreendidas, concluiu-se que a hipótese central de pesquisa se confirma, ou seja, governos brasileiros utilizaram-se da estrutura de Estado para promover a realização das necessidades do capitalismo: formação de força de trabalho especializada, mediante a implantação de um tipo de organização acadêmica, com vistas a promover a (des)realização do caráter público em favor do privado.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95223
Data: 2011


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