Movimentos (in)visíveis: ensaio sobre dança e emancipação na formação de professores

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Movimentos (in)visíveis: ensaio sobre dança e emancipação na formação de professores

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Título: Movimentos (in)visíveis: ensaio sobre dança e emancipação na formação de professores
Autor: Azeredo, Gilmar Almeida de
Resumo: Tendo como horizonte a emancipação e como referencial teórico os estudos culturais pós-coloniais relacionados à invisibilidade na produção de conhecimento, a pesquisa encontrou na dança, enquanto experiência, percepção e comunicação do corpo na contemporaneidade, uma aproximação etnográfica para buscar reflexões que possam contribuir para a formação de professores. A pesquisa levou a entendimentos que endossam a existência de invisibilidades que estão diretamente ligadas a uma valoração e ordenação do saber que reproduzem padrões colonialistas. Revelou também a importância de se desenvolver a compreensão da dança enquanto performance junto aos processos de educação como uma outra maneira de experienciar e comunicar processos cognitivos, bem como a necessidade de se promover uma efetiva valorização da diversidade cultural brasileira nos processos de produção de conhecimento nas escolas públicas.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95057
Data: 2011


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