Movimentos (in)visíveis: ensaio sobre dança e emancipação na formação de professores

DSpace Repository

A- A A+

Movimentos (in)visíveis: ensaio sobre dança e emancipação na formação de professores

Show full item record

Title: Movimentos (in)visíveis: ensaio sobre dança e emancipação na formação de professores
Author: Azeredo, Gilmar Almeida de
Abstract: Tendo como horizonte a emancipação e como referencial teórico os estudos culturais pós-coloniais relacionados à invisibilidade na produção de conhecimento, a pesquisa encontrou na dança, enquanto experiência, percepção e comunicação do corpo na contemporaneidade, uma aproximação etnográfica para buscar reflexões que possam contribuir para a formação de professores. A pesquisa levou a entendimentos que endossam a existência de invisibilidades que estão diretamente ligadas a uma valoração e ordenação do saber que reproduzem padrões colonialistas. Revelou também a importância de se desenvolver a compreensão da dança enquanto performance junto aos processos de educação como uma outra maneira de experienciar e comunicar processos cognitivos, bem como a necessidade de se promover uma efetiva valorização da diversidade cultural brasileira nos processos de produção de conhecimento nas escolas públicas.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95057
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
297517.pdf 699.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar