As Figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

As Figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Flores, Cláudia Regina pt_BR
dc.contributor.author Brigo, Jussara pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T11:09:53Z
dc.date.available 2012-10-25T11:09:53Z
dc.date.issued 2012-10-25T11:09:53Z
dc.identifier.other 276944 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94507
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação de mestrado está inserida no âmbito da História do Ensino da Matemática. Situa-se num passado recente para compreender como e com que propósito as figuras geométricas apareceram nos livros didáticos de matemática da década de 70, do século XX. Tomou-se esta década por se tratar de um dos momentos em que o ensino secundário de Matemática sofreu várias mudanças devido ao Movimento da Matemática Moderna (MMM). No âmbito desse movimento a geometria teria sido um dos conteúdos que mais sofreu alterações quanto ao conteúdo e aos métodos. Sendo assim, identificaram-se as orientações do MMM, tomando-se como objeto de análise as figuras geométricas. Com base nessas informações, foram analisados quatro documentos normativos de Santa Catarina, referentes à década de análise, observando como as figuras foram apontadas nos conteúdos, nas orientações e nas atividades. Constatou-se que a presença das figuras geométricas, nos documentos normativos catarinenses, estava relacionada com o que era proposto pelo MMM. A partir disto, seis livros didáticos de matemática foram analisados, buscando-se verificar quais as funções das figuras geométricas nos conteúdos de geometria. Como resultado desta análise, verificou-se que as figuras geométricas assumiram diversas funções, tais como: função ilustrativa, demonstrativa e formativa. Por fim, remarca-se que cada autor do livro didático se apropriou a sua maneira do que propunha o MMM, e essa subjetividade fez emergir diferentes funções para as figuras geométricas nos livros didáticos de matemática. pt_BR
dc.format.extent 160 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Geometria pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Educaçao matemática pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Livros didaticos pt_BR
dc.title As Figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
276944.pdf 6.218Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar