A transição do financiamento das creches conveniadas em Florianópolis: entre o FUNDEB e a focalização
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Evangelista, Olinda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Neiverth, Thaisa |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T20:20:52Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T20:20:52Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.date.submitted |
2009 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
263914 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93316 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa objetivou compreender as políticas para Educação Infantil na cidade de Florianópolis, particularmente as creches conveniadas e os Núcleos de Atendimento à Criança (NAC) frente à transição do financiamento do Fundo Nacional de Assistência Social - FNAS para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Por meio da parceria entre poder público e sociedade civil, sob a forma de convênio, essas instituições atendem crianças pobres de zero a seis anos em situação de vulnerabilidade social. Tal parceria garante o funcionamento de espaços alternativos ao financiado pelo poder público. O período de estudo abrangerá o final dos anos noventa, 1998, ao final da primeira década do século XXI, 2009. Nesse tempo se verificaram mudanças significativas na relação entre assistência e educação no provimento dessas creches, assim como mudou a política de financiamento. Não obstante, pretendeu-se compreender em que medida as diretrizes internacionais para a educação vigentes nos governos Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva tiveram repercussão na implementação desse modelo de atendimento infantil. O trabalho de pesquisa orienta-se por uma perspectiva materialista da história, na qual os fatos são analisados nas relações históricas que movimentam a dinâmica social capitalista. Entendemos, assim, as políticas destinadas à Educação Infantil como expressão dessa sociedade. A parte empírica da pesquisa, ou seja, os documentos relativos à história das conveniadas em Florianópolis e à transição do financiamento do FNAS ao FUNDEB, foram fornecidos pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, nos setores da Educação e Assistência. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Politica e educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Creches |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Financiamento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.title |
A transição do financiamento das creches conveniadas em Florianópolis: entre o FUNDEB e a focalização |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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