Só continuei no magistério por amor, vocação: ser professora da rede pública do ensino primário catarinense (1920-1940)
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Título:
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Só continuei no magistério por amor, vocação: ser professora da rede pública do ensino primário catarinense (1920-1940) |
Autor:
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Schüeroff, Dilce
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Resumo:
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Neste trabalho, discuto as concepções de professores subjacentes no âmbito da formação e da prática docente de professores do ensino primário público em Santa Catarina, com o objetivo de apontar questões importantes para a compreensão do "ser" professora, nas primeiras décadas dos Novecentos. Para tanto, inicialmente, apresento as reformas educacionais implementadas em Santa Catarina nas primeiras décadas do século XX, a partir das fontes documentais, tais como a legislação, o currículo, entre outros estudos. A seguir, apresento, especialmente através das fontes orais, o "mundo da cotidianidade, do imaginário e do simbólico", enfim, e as imagens construídas sobre a profissão docente. O objetivo é apontar a relação entre o prescrito e o vivido, as permanências e as mudanças, o que se conserva e o que se inventa no processo de constituição da identidade docente das professoras catarinenses. Finalmente, apresento, em forma narrativa, a história de vida escolar de três ex-professoras primárias, com o objetivo de dar a "voz" aos sujeitos, deixar que elas contem sua própria história. |
Descrição:
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009 |
URI:
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http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92683
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Data:
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2012-10-24 |
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