Só continuei no magistério por amor, vocação: ser professora da rede pública do ensino primário catarinense (1920-1940)

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Só continuei no magistério por amor, vocação: ser professora da rede pública do ensino primário catarinense (1920-1940)

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Título: Só continuei no magistério por amor, vocação: ser professora da rede pública do ensino primário catarinense (1920-1940)
Autor: Schüeroff, Dilce
Resumo: Neste trabalho, discuto as concepções de professores subjacentes no âmbito da formação e da prática docente de professores do ensino primário público em Santa Catarina, com o objetivo de apontar questões importantes para a compreensão do "ser" professora, nas primeiras décadas dos Novecentos. Para tanto, inicialmente, apresento as reformas educacionais implementadas em Santa Catarina nas primeiras décadas do século XX, a partir das fontes documentais, tais como a legislação, o currículo, entre outros estudos. A seguir, apresento, especialmente através das fontes orais, o "mundo da cotidianidade, do imaginário e do simbólico", enfim, e as imagens construídas sobre a profissão docente. O objetivo é apontar a relação entre o prescrito e o vivido, as permanências e as mudanças, o que se conserva e o que se inventa no processo de constituição da identidade docente das professoras catarinenses. Finalmente, apresento, em forma narrativa, a história de vida escolar de três ex-professoras primárias, com o objetivo de dar a "voz" aos sujeitos, deixar que elas contem sua própria história.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92683
Data: 2012-10-24


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