Só continuei no magistério por amor, vocação: ser professora da rede pública do ensino primário catarinense (1920-1940)

DSpace Repository

A- A A+

Só continuei no magistério por amor, vocação: ser professora da rede pública do ensino primário catarinense (1920-1940)

Show full item record

Title: Só continuei no magistério por amor, vocação: ser professora da rede pública do ensino primário catarinense (1920-1940)
Author: Schüeroff, Dilce
Abstract: Neste trabalho, discuto as concepções de professores subjacentes no âmbito da formação e da prática docente de professores do ensino primário público em Santa Catarina, com o objetivo de apontar questões importantes para a compreensão do "ser" professora, nas primeiras décadas dos Novecentos. Para tanto, inicialmente, apresento as reformas educacionais implementadas em Santa Catarina nas primeiras décadas do século XX, a partir das fontes documentais, tais como a legislação, o currículo, entre outros estudos. A seguir, apresento, especialmente através das fontes orais, o "mundo da cotidianidade, do imaginário e do simbólico", enfim, e as imagens construídas sobre a profissão docente. O objetivo é apontar a relação entre o prescrito e o vivido, as permanências e as mudanças, o que se conserva e o que se inventa no processo de constituição da identidade docente das professoras catarinenses. Finalmente, apresento, em forma narrativa, a história de vida escolar de três ex-professoras primárias, com o objetivo de dar a "voz" aos sujeitos, deixar que elas contem sua própria história.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92683
Date: 2012-10-24


Files in this item

Files Size Format View
269680.pdf 3.230Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar