A emergência da atenção farmacêutica: um olhar epistemológico e contribuições para o seu ensino

DSpace Repository

A- A A+

A emergência da atenção farmacêutica: um olhar epistemológico e contribuições para o seu ensino

Show full item record

Title: A emergência da atenção farmacêutica: um olhar epistemológico e contribuições para o seu ensino
Author: Silva, Wellington Barros da
Abstract: O trabalho se propõe a uma reflexão sobre o processo de surgimento e construção da Atenção Farmacêutica, discutindo as implicações da sua incorporação no ensino farmacêutico do país. Por este motivo, objetiva identificar os elementos que caracterizam a dinâmica de instauração, na perspectiva da assimilação, contradição e transformação do conjunto de conhecimentos e práticas que permeiam a Farmácia; tanto na sua dimensão de ciência aplicada, como de técnica, mediada por condições históricas, sociais, culturais e econômicas. A construção da abordagem metodológica envolveu: 1) um aprofundamento teórico das questões epistemológicas na área das ciências da saúde, buscando balizar o trabalho através das categorias referidas na obra de Ludwik Fleck; 2) A historiografia da profissão farmacêutica, com ênfase no processo de estruturação do ensino de Farmácia no Brasil, na organização e legitimação social da profissão e sua relação com a origem do conceito e do modelo de prática que constitui a Atenção Farmacêutica; 3) O procedimento de pesquisa documental e da categorização utilizada e, 4) O ensaio reflexivo sobre o material pesquisado, bem como a análise crítica da inserção da Atenção Farmacêutica no ensino. Os resultados apontam para um processo de extensão da Atenção Farmacêutica a nível internacional e indicam a coexistência de dois estilos de pensamento: um fortemente associado às ciências naturais, que se mostra hegemônico, e outro, resultado de um deslocamento epistemológico ocorrido no cerne da profissão, que redefine seu objeto do conhecimento, corresponde ao movimento clínico que originou inicialmente a Farmácia Clínica e que na atualidade é materializado pela filosofia e pelo modelo de prática da Atenção Farmacêutica. Este dois estilos estão presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais. A Tese finaliza com sugestões para a estruturação de um modelo curricular integrador.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92520
Date: 2009


Files in this item

Files Size Format View
263507.pdf 2.875Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar