Feiras catarinenses de matemática: contribuições para inclusão escolar de um grupo de alunos com déficit intelectual

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Feiras catarinenses de matemática: contribuições para inclusão escolar de um grupo de alunos com déficit intelectual

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Title: Feiras catarinenses de matemática: contribuições para inclusão escolar de um grupo de alunos com déficit intelectual
Author: Souza, Carla Peres
Abstract: A realidade brasileira com tantas desigualdades nos remete a busca por uma sociedade mais justa, onde todos devem ter seus direitos fundamentais assegurados. Cada segmento da sociedade deve organizar-se de forma a favorecer o acesso de todas as pessoas a estes direitos, exercendo assim sua função social, garantindo-os, inclusive, àqueles indivíduos que, por possuir alguma condição que lhes desfavoreça, permanecem marginalizados. O contexto educacional exerce papel fundamental nesta conjuntura, tornando-se até decisivo no processo de inclusão social de todas as pessoas, pois pode favorecer a formação de sociedades mais acolhedoras, justas e igualitárias, através de uma educação inclusiva. Reflexões e ações que auxiliem no desenvolvimento de escolas inclusivas tornam-se imprescindíveis e devem envolver profissionais de todas as áreas do conhecimento dentro do âmbito escolar. A presente pesquisa apresenta caráter qualitativo e ocorre dentro de um sistema mais amplo, que é o da educação matemática de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais. Nela apresenta-se um estudo retrospectivo de um caso envolvendo um grupo de três alunos com déficit intelectual, que freqüentam paralelamente escolas regulares e uma escola especial, e sua participação no processo que culminou na exposição de um trabalho na Feira Catarinense de Matemática de 2007. A efetiva inserção no processo de ensino e aprendizagem por parte de qualquer aluno requer o desenvolvimento de alguns fatores no ambiente educacional, estes desempenham papel facilitador durante o processo. Portanto neste trabalho busca-se verificar a presença, nos diferentes contextos escolares freqüentados pelos sujeitos em estudo, de indícios do desenvolvimento destes fatores que favorecem a inclusão escolar, ou seja, favorecem sua socialização e aprendizagem matemática. Estes fatores estão ligados aos processos afetivo/sociais, motivacionais e cognitivos e as relações psicossociais geradas a partir deles. Os dados coletados e sua análise revelam que em todo o processo enfocado houve o desenvolvimento de relações psicossociais favoráveis, oportunizando reais chances de inclusão escolar para estes alunos, auxiliando em sua interação social e aquisição de conhecimentos nos diferentes contextos. O movimento de Feiras de Matemática catarinense ajuda a revelar que é possível desenvolver trabalhos que envolvam satisfatoriamente todos os alunos, não importando as dificuldades que apresentem. Sua principal contribuição está no incentivo aos professores de repensar suas práticas pedagógicas e sair da posição tradicional de expositor de conhecimentos, passando a orientador de alunos pesquisadores, que trabalhem cooperativamente. Esta mudança de postura dos educadores beneficia o desenvolvimento de relações psicossociais mais favoráveis a inclusão escolar de alunos com alguma necessidade educacional especial, pois desencadeia reflexões a respeito de como adaptar suas aulas para atender satisfatoriamente a todos.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92436
Date: 2012-10-24


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