Criação e ação do Departamento de Educação em Santa Catarina no período de 1935 a 1942: a educação no período Vargas

DSpace Repository

A- A A+

Criação e ação do Departamento de Educação em Santa Catarina no período de 1935 a 1942: a educação no período Vargas

Show full item record

Title: Criação e ação do Departamento de Educação em Santa Catarina no período de 1935 a 1942: a educação no período Vargas
Author: Schweitzer, Josiane
Abstract: O presente estudo situa-se no campo de investigação da História da Educação e se propõe a apresentar o processo de criação e atuação do Departamento de Educação no Estado de Santa Catarina, no período de 1935 a 1942. Pretende-se, a partir da análise dos dados coligidos em fontes primárias, analisar os principais mecanismos institucionais utilizados para conduzir a educação catarinense, identificando os interesses econômico-sociais e políticos que se evidenciaram na legislação e na administração das questões educacionais. Busca-se compreender como a constituição do Departamento de Educação fez parte de um processo de complexificação administrativo empreendido pelo governo do Estado, na pretensão de responder à demanda de modernização da sociedade desencadeada pelo Estado Nacional. Destaca-se a propalada importância da formação de professores e da obrigatoriedade do ensino, podendo-se observar o quanto o Estado anunciava estes aspectos educacionais como elementos necessários para o alcance da propugnada modernização, sem, no entanto, encaminhar de maneira efetiva investimentos decisivos capazes de garantir a oferta de educação para as crianças em idade escolar.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91958
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
258008.pdf 0bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar