Abstract:
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O presente estudo situa-se no campo de investigação da História da Educação e se propõe a apresentar o processo de criação e atuação do Departamento de Educação no Estado de Santa Catarina, no período de 1935 a 1942. Pretende-se, a partir da análise dos dados coligidos em fontes primárias, analisar os principais mecanismos institucionais utilizados para conduzir a educação catarinense, identificando os interesses econômico-sociais e políticos que se evidenciaram na legislação e na administração das questões educacionais. Busca-se compreender como a constituição do Departamento de Educação fez parte de um processo de complexificação administrativo empreendido pelo governo do Estado, na pretensão de responder à demanda de modernização da sociedade desencadeada pelo Estado Nacional. Destaca-se a propalada importância da formação de professores e da obrigatoriedade do ensino, podendo-se observar o quanto o Estado anunciava estes aspectos educacionais como elementos necessários para o alcance da propugnada modernização, sem, no entanto, encaminhar de maneira efetiva investimentos decisivos capazes de garantir a oferta de educação para as crianças em idade escolar. |