Mediação pedagógica em educação a distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos

DSpace Repository

A- A A+

Mediação pedagógica em educação a distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Catapan, Araci Hack pt_BR
dc.contributor.author Mallmann, Elena Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T03:06:57Z
dc.date.available 2012-10-24T03:06:57Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 250559 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91842
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract O contexto dessa investigação é o da inovação na docência universitária impulsionada pelo processo de elaboração de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) em equipes multidisciplinares. A preocupação central é mapear as especificidades da performance docente ao longo da elaboração de materiais impressos e hipermidiáticos e suas implicações na potencialidade da mediação pedagógica em EaD. Os princípios da cartografia e dos ciclos espiralados de planejamento, ação, observação e reflexão orientaram metodologicamente a investigação que envolveu professores-autores e designers de mediação ao longo do processo de elaboração de materiais didáticos para o curso de Licenciatura em Física na Modalidade a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina. A competência, a autonomia e o desejo foram as três categorias analíticas eleitas à luz dos postulados da Teoria da Rede de Mediadores, da Transposição Didática e da Aprendizagem Significativa. O percurso investigativo está organizado em quatro ciclos: preocupação temática; categorização; organização e análise. Dos resultados, destacam-se duas contribuições: a) a cartografia da performance docente explicitada em três matrizes: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA) e b) o formulário de indicadores Perfo_List para acompanhamento da performance docente em equipes multidisciplinares de desenvolvimento de materiais didáticos para EaD. Conclusivamente, afirma-se que a performance docente, ao longo da elaboração de materiais didáticos impressos e hipermidiáticos, potencializa a mediação pedagógica em EaD quando está sustentada em três princípios basilares acoplados: competência, autonomia e desejo. pt_BR
dc.format.extent 304 f.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Material didatico pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title Mediação pedagógica em educação a distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
250559.pdf 3.372Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar