Mediação pedagógica em educação a distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos
Show full item record
Title:
|
Mediação pedagógica em educação a distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos |
Author:
|
Mallmann, Elena Maria
|
Abstract:
|
O contexto dessa investigação é o da inovação na docência universitária impulsionada pelo processo de elaboração de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD) em equipes multidisciplinares. A preocupação central é mapear as especificidades da performance docente ao longo da elaboração de materiais impressos e hipermidiáticos e suas implicações na potencialidade da mediação pedagógica em EaD. Os princípios da cartografia e dos ciclos espiralados de planejamento, ação, observação e reflexão orientaram metodologicamente a investigação que envolveu professores-autores e designers de mediação ao longo do processo de elaboração de materiais didáticos para o curso de Licenciatura em Física na Modalidade a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina. A competência, a autonomia e o desejo foram as três categorias analíticas eleitas à luz dos postulados da Teoria da Rede de Mediadores, da Transposição Didática e da Aprendizagem Significativa. O percurso investigativo está organizado em quatro ciclos: preocupação temática; categorização; organização e análise. Dos resultados, destacam-se duas contribuições: a) a cartografia da performance docente explicitada em três matrizes: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA) e b) o formulário de indicadores Perfo_List para acompanhamento da performance docente em equipes multidisciplinares de desenvolvimento de materiais didáticos para EaD. Conclusivamente, afirma-se que a performance docente, ao longo da elaboração de materiais didáticos impressos e hipermidiáticos, potencializa a mediação pedagógica em EaD quando está sustentada em três princípios basilares acoplados: competência, autonomia e desejo. |
Description:
|
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91842
|
Date:
|
2008 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar