Estilos de pensamento em educação ambiental: uma análise a partir das dissertações e teses

DSpace Repository

A- A A+

Estilos de pensamento em educação ambiental: uma análise a partir das dissertações e teses

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Delizoicov, Demetrio pt_BR
dc.contributor.author Lorenzetti, Leonir pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T01:14:04Z
dc.date.available 2012-10-24T01:14:04Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 258456 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91657
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho analisa um conjunto de dissertações e teses sobre Educação Ambiental (EA) as quais foram defendidas em Programas de Pós-Graduação no Brasil, no período de 1981 a 2003, tendo identificado grupos de pesquisadores e professores que têm distintos pressupostos, concepções e práticas sobre EA. Argumenta-se que esses grupos constituem Coletivos de Pensamento que compartilham distintos Estilos de Pensamento. Inicialmente o trabalho faz um mapeamento e caracterização das dissertações e teses produzidas no período, procurando localizar elementos que caracterizam essa produção acadêmica. Os resultados demonstraram que a pesquisa em EA no Brasil está presente em todas as áreas de conhecimento, e sua produção é superior a 800 trabalhos no período analisado. Posteriormente, é analisada a produção acadêmica desenvolvida nas áreas de Ciências Humanas e Ensino, identificando novamente um conjunto de elementos que caracterizam essa produção, considerando-se os dados constantes nos resumos. Uma amostra constituída por 77 dessas dissertações e teses, que tiveram como foco de investigação concepções e atuações de professores que desenvolvem práticas de EA no cotidiano escolar, foi referência para se realizar uma análise histórico-epistemológica que teve como base a epistemologia de Ludwig Fleck, utilizando as categorias, por ele consideradas, de Estilo de Pensamento (EP), Coletivo de Pensamento, Círculo Esotérico, Círculo Exotérico, Circulação Intracoletiva de Idéias, Circulação Intercoletiva, Consciência da Complicação, Instauração, Extensão e Transformação do Estilo de Pensamento. Assim, a partir do texto destes 77 trabalhos foi possível caracterizar essas pesquisas em três períodos e em focos temáticos distintos: Conteúdo-Método, Formação de Professores, Recursos Didáticos, Representação Social e Relação da EA com outras áreas. Em cada um desses períodos e focos temáticos foram considerados vários aspectos que compõem Estilos de Pensamento dos membros do Círculo Esotérico - os autores das dissertações e teses - e dos membros do Círculo Exotérico - os professores investigados pelos autores. Verificou-se o grau de sintonia, ou não, entre os Estilos de Pensamento detectados. Os resultados indicam a existência de Coletivos de Pensamento que compartilham os seguintes Estilos de Pensamento, caracterizados nesta tese: Ecológico e Crítico-Transformador, este com possíveis matizes, além de um coletivo que estaria em transição uma vez que compartilha de modo sincrético alguns elementos ao EP Ecológico e alguns outros do EP Crítico-Transformador. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Educação ambiental pt_BR
dc.subject.classification Produção cientifica pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa pt_BR
dc.title Estilos de pensamento em educação ambiental: uma análise a partir das dissertações e teses pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
258456.pdf 3.208Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar