A ética de Espinosa e a relação pedagógica: migrações possíveis

DSpace Repository

A- A A+

A ética de Espinosa e a relação pedagógica: migrações possíveis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Garcia, Wladimir Antonio da Costa pt_BR
dc.contributor.author Faust, Giane Inês pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T16:57:38Z
dc.date.available 2012-10-23T16:57:38Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 258577 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90939
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de CIências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract A educação carece de novos caminhos que possibilitem ao professor refletir e renovar mais que sua postura, a sua prática ética. Para tanto, a proposta deste trabalho é buscar na filosofia de Espinosa um sistema que responda a esta problemática com uma concepção de ética. Nos postulados desta pesquisa, ela pode constituir uma postura docente que venha afetar as relações interpessoais no ambiente escolar. Busca-se especificamente construir alternativas críticas que favoreçam uma prática docente, firmada em valores éticos formulados por Espinosa, relacionando conceitos discutidos na ética espinosista com a educação. Esta pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, já que se volta a traçar e mostrar as relações professor-aluno e os conseqüentes resultados das mesmas no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foi usado, no âmbito de sua aplicação, o questionário como instrumento que visa a ter um espaço de reflexão, a partir de situações vividas no cotidiano, no qual os docentes poderão expor suas idéias, objetivando provocá-los a uma discussão das idéias de Espinosa e da realidade de suas práticas docentes, a partir de situações-problema. A pesquisa realizou-se numa escola, no município de Florianópolis, já que nela/onde existe uma diversidade sócio-cultural. Encontrou-se na Ética de Espinosa a possibilidade de abrir caminhos, que não visam trazer respostas, e sim possibilidades de reflexão sobre a relação pedagógica. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Etica pt_BR
dc.subject.classification Ensino pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Professores e alunos pt_BR
dc.subject.classification Análise de interação em educação pt_BR
dc.title A ética de Espinosa e a relação pedagógica: migrações possíveis pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
258577.pdf 3.668Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar