A ética de Espinosa e a relação pedagógica: migrações possíveis
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Garcia, Wladimir Antonio da Costa |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Faust, Giane Inês |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T16:57:38Z |
|
dc.date.available |
2012-10-23T16:57:38Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
258577 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90939 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de CIências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação carece de novos caminhos que possibilitem ao professor refletir e renovar mais que sua postura, a sua prática ética. Para tanto, a proposta deste trabalho é buscar na filosofia de Espinosa um sistema que responda a esta problemática com uma concepção de ética. Nos postulados desta pesquisa, ela pode constituir uma postura docente que venha afetar as relações interpessoais no ambiente escolar. Busca-se especificamente construir alternativas críticas que favoreçam uma prática docente, firmada em valores éticos formulados por Espinosa, relacionando conceitos discutidos na ética espinosista com a educação. Esta pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, já que se volta a traçar e mostrar as relações professor-aluno e os conseqüentes resultados das mesmas no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foi usado, no âmbito de sua aplicação, o questionário como instrumento que visa a ter um espaço de reflexão, a partir de situações vividas no cotidiano, no qual os docentes poderão expor suas idéias, objetivando provocá-los a uma discussão das idéias de Espinosa e da realidade de suas práticas docentes, a partir de situações-problema. A pesquisa realizou-se numa escola, no município de Florianópolis, já que nela/onde existe uma diversidade sócio-cultural. Encontrou-se na Ética de Espinosa a possibilidade de abrir caminhos, que não visam trazer respostas, e sim possibilidades de reflexão sobre a relação pedagógica. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Etica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores e alunos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Análise de interação em educação |
pt_BR |
dc.title |
A ética de Espinosa e a relação pedagógica: migrações possíveis |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar