A ética de Espinosa e a relação pedagógica: migrações possíveis

DSpace Repository

A- A A+

A ética de Espinosa e a relação pedagógica: migrações possíveis

Show full item record

Title: A ética de Espinosa e a relação pedagógica: migrações possíveis
Author: Faust, Giane Inês
Abstract: A educação carece de novos caminhos que possibilitem ao professor refletir e renovar mais que sua postura, a sua prática ética. Para tanto, a proposta deste trabalho é buscar na filosofia de Espinosa um sistema que responda a esta problemática com uma concepção de ética. Nos postulados desta pesquisa, ela pode constituir uma postura docente que venha afetar as relações interpessoais no ambiente escolar. Busca-se especificamente construir alternativas críticas que favoreçam uma prática docente, firmada em valores éticos formulados por Espinosa, relacionando conceitos discutidos na ética espinosista com a educação. Esta pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, já que se volta a traçar e mostrar as relações professor-aluno e os conseqüentes resultados das mesmas no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foi usado, no âmbito de sua aplicação, o questionário como instrumento que visa a ter um espaço de reflexão, a partir de situações vividas no cotidiano, no qual os docentes poderão expor suas idéias, objetivando provocá-los a uma discussão das idéias de Espinosa e da realidade de suas práticas docentes, a partir de situações-problema. A pesquisa realizou-se numa escola, no município de Florianópolis, já que nela/onde existe uma diversidade sócio-cultural. Encontrou-se na Ética de Espinosa a possibilidade de abrir caminhos, que não visam trazer respostas, e sim possibilidades de reflexão sobre a relação pedagógica.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de CIências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90939
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
258577.pdf 3.668Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar