Contextualização da trajetória dos surdos e educação de surdos em Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Contextualização da trajetória dos surdos e educação de surdos em Santa Catarina

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Quadros, Ronice Müller de pt_BR
dc.contributor.author Schmitt, Deonísio pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T16:16:20Z
dc.date.available 2012-10-23T16:16:20Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 257030 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90872
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa visa introduzir as narrativas do sujeito surdo no que tange a sua história, memória e identidade. Minha posição é que através dela é possível conseguir elucidar a caminhada realizada pelos surdos de Santa Catarina. E também, através de narrativas captadas com o professor surdo Francisco Lima Júnior (Chiquito) e de alguns de seus ex-alunos, bem como de alguns dados de Jornais, fotos e filmagens, consegue-se chegar a escrever a história do movimento surdo de Santa Catarina com respeito à organização e à educação de surdos. Os aspectos teóricos onde me situo são os da história cultural que desenvolve uma reflexão nova sobre estes dados deixados à margem da história. Hoje estes aspectos estão constituindo a história cultural dos surdos de uma forma nova. Procuro refletir sobre a caminhada dos surdos em Santa Catarina, a organização, as lutas, a educação, bem como o que nos identifica como povo surdo. A história cultural está se constituindo no novo campo de pesquisa em Estudos Surdos no Brasil. Temos então novos marcos introduzidos na história cultural dos surdos. Esta pesquisa constitui parte de minha dissertação de mestrado no programa de pós-graduação em educação da UFSC na linha de Educação e Processos Inclusivos. The proposal of this research is to understand the developing of Santa Catarina#s deaf community by analyzing their narratives in respect to their history, memory and identity. We believe that is possible to write the History of deaf education and organization in Santa Catarina, that#s why we will study some narratives offered by Professor Francisco Lima Júnior (Chiquito), pictures, newspaper and recordings. Because some points are rebuilding the deaf cultural history, our theoretical point of view is to understand the cultural history left aside by History itself. This is a new researching field in Brazil Deaf Studies that is rising because there are new facts in deaf history. pt_BR
dc.format.extent [143] f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Surdos - pt_BR
dc.subject.classification Educacao pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Língua brasileira de sinais pt_BR
dc.title Contextualização da trajetória dos surdos e educação de surdos em Santa Catarina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Perlin, Gladis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
257030.pdf 25.87Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar