Contextualização da trajetória dos surdos e educação de surdos em Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Contextualização da trajetória dos surdos e educação de surdos em Santa Catarina

Show full item record

Title: Contextualização da trajetória dos surdos e educação de surdos em Santa Catarina
Author: Schmitt, Deonísio
Abstract: Esta pesquisa visa introduzir as narrativas do sujeito surdo no que tange a sua história, memória e identidade. Minha posição é que através dela é possível conseguir elucidar a caminhada realizada pelos surdos de Santa Catarina. E também, através de narrativas captadas com o professor surdo Francisco Lima Júnior (Chiquito) e de alguns de seus ex-alunos, bem como de alguns dados de Jornais, fotos e filmagens, consegue-se chegar a escrever a história do movimento surdo de Santa Catarina com respeito à organização e à educação de surdos. Os aspectos teóricos onde me situo são os da história cultural que desenvolve uma reflexão nova sobre estes dados deixados à margem da história. Hoje estes aspectos estão constituindo a história cultural dos surdos de uma forma nova. Procuro refletir sobre a caminhada dos surdos em Santa Catarina, a organização, as lutas, a educação, bem como o que nos identifica como povo surdo. A história cultural está se constituindo no novo campo de pesquisa em Estudos Surdos no Brasil. Temos então novos marcos introduzidos na história cultural dos surdos. Esta pesquisa constitui parte de minha dissertação de mestrado no programa de pós-graduação em educação da UFSC na linha de Educação e Processos Inclusivos. The proposal of this research is to understand the developing of Santa Catarina#s deaf community by analyzing their narratives in respect to their history, memory and identity. We believe that is possible to write the History of deaf education and organization in Santa Catarina, that#s why we will study some narratives offered by Professor Francisco Lima Júnior (Chiquito), pictures, newspaper and recordings. Because some points are rebuilding the deaf cultural history, our theoretical point of view is to understand the cultural history left aside by History itself. This is a new researching field in Brazil Deaf Studies that is rising because there are new facts in deaf history.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90872
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
257030.pdf 25.87Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar