As contribuições da geografia para a abordagem interdisciplinar no ensino médio

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

As contribuições da geografia para a abordagem interdisciplinar no ensino médio

Mostrar registro completo

Título: As contribuições da geografia para a abordagem interdisciplinar no ensino médio
Autor: Pinheiro, Thais Cristine
Resumo: Esta pesquisa constitui uma análise sobre o contexto interdisciplinar no ambiente escolar. Para tal analisou-se como a questão do objeto de estudo da Geografia e da interdisciplinaridade estão colocadas nos documentos oficiais e na bibliografia da área, bem como o papel dos conhecimentos de outras disciplinas no contexto da Geografia escolar. A partir desses dados avaliou-se se a Geografia, enquanto disciplina escolar, pode se destacar como lugar privilegiado para cumprir os objetivos ditados pelos PCN em relação ao conceito de interdisciplinaridade. São também sugeridos elementos que possam auxiliar os professores a compreenderem o contexto desse conceito no âmbito da reforma proposta, abordando a Geografia e seus contornos, a ciência geográfica e a definição do seu objeto, assim como a Geografia no Ensino Médio e as propostas para esta disciplina nos PCNEM e nos PCN+, apontando suas características interdisciplinares e suas conseqüentes contribuições para a esta abordagem através de exemplares. Destaca-se ainda, a tentativa de abordagem interdisciplinar do vestibular 2006 da Universidade Federal de Santa Catarina.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89192
Data: 2006


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
228789.pdf 252.5Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar