A contribuição da história da biologia na formação inicial de professores de ciências biológicas
Show full item record
Title:
|
A contribuição da história da biologia na formação inicial de professores de ciências biológicas |
Author:
|
Universidade Federal de Santa Catarina; Ferrari, Nadir |
Abstract:
|
A presente tese teve, como foco, a contribuição do uso da História da Biologia num curso de formação inicial de professores de Ciências Biológicas. A partir do pressuposto de que a concepção de Ciência do professor tem repercussões na forma de ensinar conteúdos científicos, especialmente temas mais polêmicos como são os relacionados à Biologia Molecular, utilizou-se a perspectiva epistemológica de Ludwik Fleck para: i) investigar os aspectos epistemológicos presentes na construção de um fato científico importante para a Ciência contemporânea, no caso a proposição de uma estrutura para o DNA; ii) investigar as concepções sobre a natureza da Ciência em estudantes de um curso de Ciências Biológicas; iii) verificar o conhecimento que os estudantes possuem da história da Biologia Molecular, bem como a importância que atribuem às biotecnologias, originadas a partir do desenvolvimento dessa área, e às implicações éticas do uso das novas biotecnologias. O trabalho empírico consistiu na realização de entrevistas semi-estruturadas e na aplicação de questionário envolvendo 31 estudantes de um Curso de Ciências Biológicas. Os resultados corroboraram pesquisas anteriores e sugeriram a necessidade de repensar a forma de ensinar/aprender Biologia. Para possibilitar uma formação inicial que proporcione uma educação científica atenta às exigências decorrentes do atual estado do conhecimento científico e suas aplicações tecnológicas, foram elaboradas algumas propostas de intervenção. Acredita-se que a implementação dessas propostas fornecerá os subsídios para preparar profissionais qualificados para atender aos desafios que a educação científica apresenta na contemporaneidade. |
Description:
|
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89104
|
Date:
|
2006 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar