A contribuição da história da biologia na formação inicial de professores de ciências biológicas

DSpace Repository

A- A A+

A contribuição da história da biologia na formação inicial de professores de ciências biológicas

Show full item record

Title: A contribuição da história da biologia na formação inicial de professores de ciências biológicas
Author: Universidade Federal de Santa Catarina; Ferrari, Nadir
Abstract: A presente tese teve, como foco, a contribuição do uso da História da Biologia num curso de formação inicial de professores de Ciências Biológicas. A partir do pressuposto de que a concepção de Ciência do professor tem repercussões na forma de ensinar conteúdos científicos, especialmente temas mais polêmicos como são os relacionados à Biologia Molecular, utilizou-se a perspectiva epistemológica de Ludwik Fleck para: i) investigar os aspectos epistemológicos presentes na construção de um fato científico importante para a Ciência contemporânea, no caso a proposição de uma estrutura para o DNA; ii) investigar as concepções sobre a natureza da Ciência em estudantes de um curso de Ciências Biológicas; iii) verificar o conhecimento que os estudantes possuem da história da Biologia Molecular, bem como a importância que atribuem às biotecnologias, originadas a partir do desenvolvimento dessa área, e às implicações éticas do uso das novas biotecnologias. O trabalho empírico consistiu na realização de entrevistas semi-estruturadas e na aplicação de questionário envolvendo 31 estudantes de um Curso de Ciências Biológicas. Os resultados corroboraram pesquisas anteriores e sugeriram a necessidade de repensar a forma de ensinar/aprender Biologia. Para possibilitar uma formação inicial que proporcione uma educação científica atenta às exigências decorrentes do atual estado do conhecimento científico e suas aplicações tecnológicas, foram elaboradas algumas propostas de intervenção. Acredita-se que a implementação dessas propostas fornecerá os subsídios para preparar profissionais qualificados para atender aos desafios que a educação científica apresenta na contemporaneidade.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89104
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
226215.pdf 5.225Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar