Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pinheiro, Terezinha de Fatima pt_BR
dc.contributor.author Hansen, Michele Facin pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T16:28:12Z
dc.date.available 2012-10-22T16:28:12Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 232095 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89072
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pt_BR
dc.description.abstract Na atualidade há uma grande confusão quando se discute sobre as variadas metodologias baseadas no desenvolvimento de projetos no ambiente escolar. Simultaneamente há a proposição dos órgãos governamentais para que se aplique um ensino baseado em projetos e que se desenvolva habilidades no ensino de ciências. Neste contexto, nos questionamos até que ponto os estudantes conseguem aproximar o conhecimento cotidiano do conhecimento científico através dos Projetos de Trabalho. Assim, objetivamos verificar se os Projetos de Trabalho oferecem meios para que estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental consigam desenvolver as habilidades propostas pela teoria dos Projetos de Trabalho e o conhecimento científico escolar. Também buscamos verificar se os Projetos de Trabalho oferecem meios para que estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental consigam aplicar os conhecimentos e habilidades apreendidos na disciplina de ciências em outras situações do seu cotidiano. Para tanto, elaboramos e desenvolvemos uma seqüência didática baseada na metodologia de Projetos de Trabalho, por meio da qual buscamos identificar o desenvolvimento de alguns conhecimentos científicos escolares e de algumas habilidades e a possível transferência destes para outras situações do cotidiano dos alunos. Como resultado, apontamos que a metodologia baseada nos Projetos de Trabalho proporciona o desenvolvimento da compreensão de que a ciência ajuda a interpretar o mundo que nos cerca, mas principalmente podemos inferir sobre o desenvolvimento de algumas habilidades tais como: argumentar, relacionar, identificar, decidir e apresentar. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ciências (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title Projeto de trabalho e ensino de ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
232095.pdf 2.081Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar