O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC

DSpace Repository

A- A A+

O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bazzo, Walter Antonio pt_BR
dc.contributor.author Cabral, Carla Giovana pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T16:18:03Z
dc.date.available 2012-10-22T16:18:03Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 229788 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89057
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pt_BR
dc.description.abstract A humanidade assistiu, no século XX, a um maior ingresso das mulheres em carreiras como a Física, a Matemática, a Química, a Biologia, a Medicina, a Engenharia e, num período mais recente, as Ciências da Computação. Esse ingresso, que coincide com a permissão legal em muitas sociedades para que estudassem em escolas de nível superior, poderia ter representado uma merecida valorização das idéias e do trabalho femininos, menosprezados durante oito mil anos de história da civilização. Em carreiras como a Engenharia e as Ciências da Computação, o processo de feminização - ou seja, do aumento do número de mulheres - ainda encontra diversos tipos de barreiras, resistindo a uma igualdade/ eqüidade de gênero. Na Medicina e na Biologia, por exemplo, a feminização não representou apenas um aumento em número, mas significou um ganho de espaço e status. Por que isso não aconteceu (ainda) na área tecnológica? pt_BR
dc.format.extent 205 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Educação tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Mulheres nas profissOes pt_BR
dc.subject.classification Relações de gênero pt_BR
dc.subject.classification Epistemologia pt_BR
dc.title O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
229788.pdf 1.899Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar