O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bazzo, Walter Antonio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cabral, Carla Giovana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T16:18:03Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T16:18:03Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
229788 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89057 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A humanidade assistiu, no século XX, a um maior ingresso das mulheres em carreiras como a Física, a Matemática, a Química, a Biologia, a Medicina, a Engenharia e, num período mais recente, as Ciências da Computação. Esse ingresso, que coincide com a permissão legal em muitas sociedades para que estudassem em escolas de nível superior, poderia ter representado uma merecida valorização das idéias e do trabalho femininos, menosprezados durante oito mil anos de história da civilização. Em carreiras como a Engenharia e as Ciências da Computação, o processo de feminização - ou seja, do aumento do número de mulheres - ainda encontra diversos tipos de barreiras, resistindo a uma igualdade/ eqüidade de gênero. Na Medicina e na Biologia, por exemplo, a feminização não representou apenas um aumento em número, mas significou um ganho de espaço e status. Por que isso não aconteceu (ainda) na área tecnológica? |
pt_BR |
dc.format.extent |
205 f.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação científica e tecnológica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação tecnológica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Mulheres nas profissOes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Relações de gênero |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Epistemologia |
pt_BR |
dc.title |
O conhecimento dialogicamente situado: histórias de vida, valores humanistas e consciência crítica de professoras do Centro Tecnnológico da UFSC |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar