Formação continuada no serviço e inovações pedagógicas: campo dos possíveis

DSpace Repository

A- A A+

Formação continuada no serviço e inovações pedagógicas: campo dos possíveis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cardoso, Terezinha Maria pt_BR
dc.contributor.author Albuquerque, Eliriane dos Anjos da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T10:43:12Z
dc.date.available 2012-10-22T10:43:12Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 232259 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88566
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract O objetivo geral desta pesquisa é levantar e analisar os indicadores que levam algumas alfabetizadoras a implementar ou não inovações em sua prática pedagógica e examinar se a formação continuada no serviço contribuiria para isso. Parte-se das concepções dessas docentes para responder à questão: a formação continuada no serviço contribui para inovações nas práticas pedagógicas de docentes alfabetizadoras? Para concretizar os objetivos desta pesquisa e verificar as hipóteses, segue-se uma trajetória metodológica de caráter qualitativo. Para isso, foram utilizados questionários e entrevistas em profundidade com professoras e formadoras que concluíram alguns dos primeiros grupos do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA) em Porto Velho, Rondônia. Foi realizado também estudo de alguns documentos oficiais acerca desse programa. Com os dados coletados, discutem-se as diferenças entre os conceitos formação continuada e contínua, formação EM serviço e NO serviço, buscando suporte nas noções de habitus e socialização para interpretar as percepções docentes reveladas sobre inovações nas práticas pedagógicas. pt_BR
dc.format.extent 229 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Inovações educacionais pt_BR
dc.subject.classification Alfabetizadores - pt_BR
dc.subject.classification Treinamento pt_BR
dc.title Formação continuada no serviço e inovações pedagógicas: campo dos possíveis pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
232259.pdf 1.258Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar