Formação continuada no serviço e inovações pedagógicas: campo dos possíveis

DSpace Repository

A- A A+

Formação continuada no serviço e inovações pedagógicas: campo dos possíveis

Show full item record

Title: Formação continuada no serviço e inovações pedagógicas: campo dos possíveis
Author: Albuquerque, Eliriane dos Anjos da Silva
Abstract: O objetivo geral desta pesquisa é levantar e analisar os indicadores que levam algumas alfabetizadoras a implementar ou não inovações em sua prática pedagógica e examinar se a formação continuada no serviço contribuiria para isso. Parte-se das concepções dessas docentes para responder à questão: a formação continuada no serviço contribui para inovações nas práticas pedagógicas de docentes alfabetizadoras? Para concretizar os objetivos desta pesquisa e verificar as hipóteses, segue-se uma trajetória metodológica de caráter qualitativo. Para isso, foram utilizados questionários e entrevistas em profundidade com professoras e formadoras que concluíram alguns dos primeiros grupos do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA) em Porto Velho, Rondônia. Foi realizado também estudo de alguns documentos oficiais acerca desse programa. Com os dados coletados, discutem-se as diferenças entre os conceitos formação continuada e contínua, formação EM serviço e NO serviço, buscando suporte nas noções de habitus e socialização para interpretar as percepções docentes reveladas sobre inovações nas práticas pedagógicas.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88566
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
232259.pdf 1.258Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar