Formação continuada no serviço e inovações pedagógicas: campo dos possíveis
Show full item record
Title:
|
Formação continuada no serviço e inovações pedagógicas: campo dos possíveis |
Author:
|
Albuquerque, Eliriane dos Anjos da Silva
|
Abstract:
|
O objetivo geral desta pesquisa é levantar e analisar os indicadores que levam algumas alfabetizadoras a implementar ou não inovações em sua prática pedagógica e examinar se a formação continuada no serviço contribuiria para isso. Parte-se das concepções dessas docentes para responder à questão: a formação continuada no serviço contribui para inovações nas práticas pedagógicas de docentes alfabetizadoras? Para concretizar os objetivos desta pesquisa e verificar as hipóteses, segue-se uma trajetória metodológica de caráter qualitativo. Para isso, foram utilizados questionários e entrevistas em profundidade com professoras e formadoras que concluíram alguns dos primeiros grupos do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA) em Porto Velho, Rondônia. Foi realizado também estudo de alguns documentos oficiais acerca desse programa. Com os dados coletados, discutem-se as diferenças entre os conceitos formação continuada e contínua, formação EM serviço e NO serviço, buscando suporte nas noções de habitus e socialização para interpretar as percepções docentes reveladas sobre inovações nas práticas pedagógicas. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88566
|
Date:
|
2006 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar