Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de profesores

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de profesores

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Flores, Cláudia Regina pt_BR
dc.contributor.author Buratto, Ivone Catarina Freitas pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T06:35:43Z
dc.date.available 2012-10-22T06:35:43Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 228353 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88205
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológia pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de pesquisa está relacionado à formação inicial de professores de matemática considerando o ensino de geometria. Apresentamos algumas pesquisas realizadas sobre o assunto que nos permitiram verificar a existência de problemas de ensino-aprendizagem, tanto de conhecimento sobre a geometria, bem como as especificidades em relação ao seu ensino, dando-nos suporte para elaborarmos a questão de nossa pesquisa. Assim, nossa proposta de alternativa metodológica para o ensino-aprendizagem da geometria apresenta sua abordagem fundamentada nos estudos de Raymond Duval sobre registros de representação semiótica e o processo das apreensões em geometria. A partir das análises de um instrumento aplicado junto aos licenciandos do 5º semestre do curso de Licenciatura Plena de Matemática, da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, propusemos um conjunto de situações de aprendizagem visando o ensino e a aprendizagem de conceitos de geometria, tais como o cálculo de figuras geométricas planas, que podem ser tanto utilizadas na formação inicial de licenciandos em matemática, bem como ferramenta metodológica para o uso em suas práticas pedagógicas. Dessa forma, objetivamos auxiliar com a formação docente inicial, particularmente, no que diz respeito à prática pedagógica, abrangendo especificamente os licenciandos do curso de licenciatura em matemática, em torno dos conteúdos de geometria, com ênfase no cálculo de áreas de figuras geométricas planas. Acreditamos ser pertinente a reflexão do tema e o desenvolvimento de atividades que explorem a coordenação das linguagens associadas à exploração heurística das figuras. pt_BR
dc.format.extent 142 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Professores de matematica pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Geometria pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Semiotica pt_BR
dc.title Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de profesores pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
228353.pdf 4.878Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar