Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais

DSpace Repository

A- A A+

Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Moraes, Edmundo Carlos de pt_BR
dc.contributor.author Pereira, Yara Christina Cesario pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T22:36:27Z
dc.date.available 2012-10-21T22:36:27Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 202396 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87593
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho, analisamos a formação inicial de professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental a partir dos cenários educacionais desenhados nas diretrizes emanadas dos planos nacionais e no contexto do Programa de Formação Continuada da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, implantado em 2000. A formação continuada de docentes é aqui entendida como um processo sistemático e contínuo de construção de uma concepção de ensino e de identidade profissional. A investigação se pauta em estudos para a elaboração de uma matriz curricular que possibilite o aprender a aprender e o sentir o processo da própria criação, aonde as diversas áreas do conhecimento podem estar interligadas pela consciência de sua integração e pelo intercâmbio de idéias. Apresenta argumentações com base em referenciais teóricos na área da formação docente, nas diretrizes nacionais para esta formação e no paradigma da complexidade como uma das possibilidades de se analisar os limites tênues entre o sujeito pesquisador e o objeto a ser observado. Descrevemos e analisamos Atividades Curriculares desenvolvidas em sala de aula, pautadas pelos seguintes princípios: investigação da própria prática docente, pela identificação dos significados das relações entre metodologia do ensino e seus resultados, elaboração de um conhecimento da integração, reflexão das experiências desenvolvidas e das atividades de intervenção que possibilitam ao professor avançar dos esquemas práticos para esquemas estratégicos por meio da ação reflexiva. A pesquisa foi realizada na Universidade do Vale do Itajaí - Campus de Piçarras (SC), com 149 os(as) acadêmicos(as) do 5º Período do Curso de Pedagogia, na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais. Caracteriza-se como um estudo de caso, no qual, explicitamos momentos significativos, limites e possibilidades vivenciados no decorrer de cinco sementes letivos configurados como espaço de desenvolvimento do pensamento e da ação. O conhecimento da integração desenha-se assim, não somente como uma outra forma de ensinar e aprender diferentes saberes, compreendendo-os de forma relacional, mas como a possibilidade de ver algo que ainda não foi visto, de mudar o modo de olhar, dando-nos conta de coisas e situações que às vezes estão à nossa frente, mas que não percebemos porque estamos presos a um determinado padrão mental. Sem pretender propor algo solucionador para a organização de uma matriz curricular capaz de instrumentalizar o(a) acadêmico(a) para o exercício de ser professor(a), o conhecimento da integração prescinde da articulação de várias áreas do conhecimento, do trabalho coletivo planejado em nível institucional e integrante do Projeto Pedagógico, no qual a síntese dialética fortalece o todo, dinamiza as partes, tolera a diversidade, lida com a adversidade, estabelece relações de solidariedade e organiza espaços e tempos para além dos formais, num trabalho de intervenção que tenha compromisso com a transformação e com o sentido de pertencimento. pt_BR
dc.format.extent 264 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ciencias naturais pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Angotti, Jose Andre Peres pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
202396.pdf 3.622Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar