Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Zago, Nadir |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Laterman, Ilana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T22:34:45Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T22:34:45Z |
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dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
201628 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87592 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa refere-se às condições de ensino nas situações em que alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental de escolas da rede pública municipal não conseguem acompanhar a turma, não têm o desempenho esperado, apresentam defasagens em seu desempenho no decorrer do ano letivo. Para investigar o tema, entrevistei professoras em cinco escolas da rede pública municipal, pesquisei locais que prestam serviços de atendimento a alunos com dificuldades escolares, estudei políticas públicas e orientações oficiais em documentos e realizei entrevistas em diferentes coordenadorias da divisão do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. A partir das dimensões de intencionalidade, conhecimento, planejamento e regulação da prática docente, do contexto das orientações oficiais e dos serviços de atendimento aos estudantes, desenvolvo reflexões sobre o campo de possibilidades da ação do professor. Neste sentido, o fazer docente é entendido em seus aspectos de reprodução, produção e permanente construção de suas formas e alternativas. Na perspectiva de que as condições oferecidas ao ensino são fundamentais para a ampliação das alternativas pedagógicas de intervenção, este estudo argumenta que a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem na escola deve necessariamente levar em conta as situações de dificuldades que, ao serem tratadas em caráter de urgência e emergência, perdem em planejamento e antecipação. Assim, apoiado em autores como Gimeno, Pérez Gomes, Sarmento, Martins, Bondía, entre outros, este trabalho delimita as situações em que o aluno não acompanha o ensino, para contribuir com a reflexão sobre a educação democrática. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fracasso escolar |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino de primeiro grau |
pt_BR |
dc.title |
Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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