Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais
Show full item record
Title:
|
Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais |
Author:
|
Laterman, Ilana
|
Abstract:
|
Esta pesquisa refere-se às condições de ensino nas situações em que alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental de escolas da rede pública municipal não conseguem acompanhar a turma, não têm o desempenho esperado, apresentam defasagens em seu desempenho no decorrer do ano letivo. Para investigar o tema, entrevistei professoras em cinco escolas da rede pública municipal, pesquisei locais que prestam serviços de atendimento a alunos com dificuldades escolares, estudei políticas públicas e orientações oficiais em documentos e realizei entrevistas em diferentes coordenadorias da divisão do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. A partir das dimensões de intencionalidade, conhecimento, planejamento e regulação da prática docente, do contexto das orientações oficiais e dos serviços de atendimento aos estudantes, desenvolvo reflexões sobre o campo de possibilidades da ação do professor. Neste sentido, o fazer docente é entendido em seus aspectos de reprodução, produção e permanente construção de suas formas e alternativas. Na perspectiva de que as condições oferecidas ao ensino são fundamentais para a ampliação das alternativas pedagógicas de intervenção, este estudo argumenta que a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem na escola deve necessariamente levar em conta as situações de dificuldades que, ao serem tratadas em caráter de urgência e emergência, perdem em planejamento e antecipação. Assim, apoiado em autores como Gimeno, Pérez Gomes, Sarmento, Martins, Bondía, entre outros, este trabalho delimita as situações em que o aluno não acompanha o ensino, para contribuir com a reflexão sobre a educação democrática. |
Description:
|
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87592
|
Date:
|
2004 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar