Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais

DSpace Repository

A- A A+

Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais

Show full item record

Title: Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais
Author: Laterman, Ilana
Abstract: Esta pesquisa refere-se às condições de ensino nas situações em que alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental de escolas da rede pública municipal não conseguem acompanhar a turma, não têm o desempenho esperado, apresentam defasagens em seu desempenho no decorrer do ano letivo. Para investigar o tema, entrevistei professoras em cinco escolas da rede pública municipal, pesquisei locais que prestam serviços de atendimento a alunos com dificuldades escolares, estudei políticas públicas e orientações oficiais em documentos e realizei entrevistas em diferentes coordenadorias da divisão do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. A partir das dimensões de intencionalidade, conhecimento, planejamento e regulação da prática docente, do contexto das orientações oficiais e dos serviços de atendimento aos estudantes, desenvolvo reflexões sobre o campo de possibilidades da ação do professor. Neste sentido, o fazer docente é entendido em seus aspectos de reprodução, produção e permanente construção de suas formas e alternativas. Na perspectiva de que as condições oferecidas ao ensino são fundamentais para a ampliação das alternativas pedagógicas de intervenção, este estudo argumenta que a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem na escola deve necessariamente levar em conta as situações de dificuldades que, ao serem tratadas em caráter de urgência e emergência, perdem em planejamento e antecipação. Assim, apoiado em autores como Gimeno, Pérez Gomes, Sarmento, Martins, Bondía, entre outros, este trabalho delimita as situações em que o aluno não acompanha o ensino, para contribuir com a reflexão sobre a educação democrática.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87592
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
201628.pdf 1.088Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar