A formação de professores para a modalidade de educação a distância: por uma criação e autoria coletivas
Show full item record
Title:
|
A formação de professores para a modalidade de educação a distância: por uma criação e autoria coletivas |
Author:
|
Pinto, Anamelea de Campos
|
Abstract:
|
A tese, a partir de um eixo central de fundamentação teórica na inter-relação dos campos da Educação e da Comunicação, e de pesquisas qualitativa e quantitativa, procura identificar quais competências e quais categorias estão no cerne do desenvolvimento das ações de formação (inicial e continuada) de professores, mais especificamente para os professores atuarem na modalidade de EAD. O método de entrevista utilizado por esta tese foi o "entretetien compréhensif" (conversa compreensiva) apresentado pelo sociólogo francês Jean-Claude Kaufmann, a partir de entrevistas com pessoas em postos-chave em instituições na área de EAD, em dois países (França e Brasil no período de 2001 a 2003). A pesquisa quantitativa foi feita, no ano de 2003, com os professores da Universidade Federal de Santa Catarina. Para a análise dos dados das pesquisas foi empregado o referencial teórico da Análise de Conteúdo. Este estudo defende a compreensão das noções de autoria e mensagem educacional, por parte daqueles que concebem e implementam ações de formação (tanto presencial como a distância). |
Description:
|
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87168
|
Date:
|
2004 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar