Abstract:
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A tese, a partir de um eixo central de fundamentação teórica na inter-relação dos campos da Educação e da Comunicação, e de pesquisas qualitativa e quantitativa, procura identificar quais competências e quais categorias estão no cerne do desenvolvimento das ações de formação (inicial e continuada) de professores, mais especificamente para os professores atuarem na modalidade de EAD. O método de entrevista utilizado por esta tese foi o "entretetien compréhensif" (conversa compreensiva) apresentado pelo sociólogo francês Jean-Claude Kaufmann, a partir de entrevistas com pessoas em postos-chave em instituições na área de EAD, em dois países (França e Brasil no período de 2001 a 2003). A pesquisa quantitativa foi feita, no ano de 2003, com os professores da Universidade Federal de Santa Catarina. Para a análise dos dados das pesquisas foi empregado o referencial teórico da Análise de Conteúdo. Este estudo defende a compreensão das noções de autoria e mensagem educacional, por parte daqueles que concebem e implementam ações de formação (tanto presencial como a distância). |