A formação de professores para a modalidade de educação a distância: por uma criação e autoria coletivas

DSpace Repository

A- A A+

A formação de professores para a modalidade de educação a distância: por uma criação e autoria coletivas

Show full item record

Title: A formação de professores para a modalidade de educação a distância: por uma criação e autoria coletivas
Author: Pinto, Anamelea de Campos
Abstract: A tese, a partir de um eixo central de fundamentação teórica na inter-relação dos campos da Educação e da Comunicação, e de pesquisas qualitativa e quantitativa, procura identificar quais competências e quais categorias estão no cerne do desenvolvimento das ações de formação (inicial e continuada) de professores, mais especificamente para os professores atuarem na modalidade de EAD. O método de entrevista utilizado por esta tese foi o "entretetien compréhensif" (conversa compreensiva) apresentado pelo sociólogo francês Jean-Claude Kaufmann, a partir de entrevistas com pessoas em postos-chave em instituições na área de EAD, em dois países (França e Brasil no período de 2001 a 2003). A pesquisa quantitativa foi feita, no ano de 2003, com os professores da Universidade Federal de Santa Catarina. Para a análise dos dados das pesquisas foi empregado o referencial teórico da Análise de Conteúdo. Este estudo defende a compreensão das noções de autoria e mensagem educacional, por parte daqueles que concebem e implementam ações de formação (tanto presencial como a distância).
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87168
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
204120.pdf 1.238Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar