Educação como prática cultural: possibilidades formativas da cultura nas escolas do litoral catarinense

DSpace Repository

A- A A+

Educação como prática cultural: possibilidades formativas da cultura nas escolas do litoral catarinense

Show full item record

Title: Educação como prática cultural: possibilidades formativas da cultura nas escolas do litoral catarinense
Author: Romero, Fernando
Abstract: O trabalho analisa as relações entre cultura e educação, delineando um resumo histórico das políticas, concepções e práticas dos agentes das instituições educacionais e culturais brasileiras desde a década de 1930 e estudando o quadro atual deste processo em Santa Catarina. O universo de investigação abrange as políticas governamentais voltadas ao tema da relação entre educação e cultura, o estudo de caso de uma instituição cultural - o Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC - e uma amostra de escolas e professores que trabalharam com esta instituição. A pesquisa fixou-se no contexto da cultura do litoral de Santa Catarina, analisando as suas características e o trabalho educativo com esta cultura nas escolas da região. Tomando por base pressupostos da teoria crítica, da teoria da reprodução, dos estudos culturais e dos estudos latino-americanos de cultura e comunicação, o trabalho procura encarar a educação como uma prática cultural (e/ou vice-versa), apontando suas possibilidades para a crítica e a inovação.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87006
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
208190.pdf 874.2Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar