Centro Federal de Educação Tecnologica do Amazonas: uma reflexão sobre as condições de ingresso, permanência e evasão
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fiod, Edna Garcia Maciel |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T05:50:22Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T05:50:22Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
224735 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86325 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino técnico adquiriu maior importância a partir das escolas de aprendizes artífices apesar de sua perspectiva moralizadora e de "formação do caráter para o trabalho". No entanto, no Brasil, as mudanças empreendidas desde o modelo agroexportador comercial, até o processo de industrialização, urbanização e modernização conduziram a alterações substanciais com relação a essa modalidade de ensino. Assim, este estudo objetiva compreender a importância do ensino técnico no contexto das mudanças econômicas, políticas e sociais, como uma forma de educação que possibilite às classes menos privilegiadas socialmente condições de acesso à formação profissional qualificada e inserção no mundo do trabalho. Investiga, no ensino técnico, o acesso, a permanência e a conclusão do aluno. Este estudo efetivou-se no Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas, onde foram buscados dados quantitativos de acesso aos cursos técnicos e dados de aprovação, reprovação e evasão, para compreender o processo de seletividade do ensino nessa instituição. Finalmente, considera que a instituição é seletiva, e essa seletividade se configura em meio a fatores intra e extra-escolares. |
pt_BR |
dc.format.extent |
90 f.| grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino tecnico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação tecnológica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matricula |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Evasão escolar |
pt_BR |
dc.title |
Centro Federal de Educação Tecnologica do Amazonas: uma reflexão sobre as condições de ingresso, permanência e evasão |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar