Centro Federal de Educação Tecnologica do Amazonas: uma reflexão sobre as condições de ingresso, permanência e evasão

DSpace Repository

A- A A+

Centro Federal de Educação Tecnologica do Amazonas: uma reflexão sobre as condições de ingresso, permanência e evasão

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fiod, Edna Garcia Maciel pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T05:50:22Z
dc.date.available 2012-10-21T05:50:22Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 224735 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86325
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract O ensino técnico adquiriu maior importância a partir das escolas de aprendizes artífices apesar de sua perspectiva moralizadora e de "formação do caráter para o trabalho". No entanto, no Brasil, as mudanças empreendidas desde o modelo agroexportador comercial, até o processo de industrialização, urbanização e modernização conduziram a alterações substanciais com relação a essa modalidade de ensino. Assim, este estudo objetiva compreender a importância do ensino técnico no contexto das mudanças econômicas, políticas e sociais, como uma forma de educação que possibilite às classes menos privilegiadas socialmente condições de acesso à formação profissional qualificada e inserção no mundo do trabalho. Investiga, no ensino técnico, o acesso, a permanência e a conclusão do aluno. Este estudo efetivou-se no Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas, onde foram buscados dados quantitativos de acesso aos cursos técnicos e dados de aprovação, reprovação e evasão, para compreender o processo de seletividade do ensino nessa instituição. Finalmente, considera que a instituição é seletiva, e essa seletividade se configura em meio a fatores intra e extra-escolares. pt_BR
dc.format.extent 90 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino tecnico pt_BR
dc.subject.classification Educação tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Escolas - pt_BR
dc.subject.classification Matricula pt_BR
dc.subject.classification Evasão escolar pt_BR
dc.title Centro Federal de Educação Tecnologica do Amazonas: uma reflexão sobre as condições de ingresso, permanência e evasão pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
224735.pdf 639.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar