Centro Federal de Educação Tecnologica do Amazonas: uma reflexão sobre as condições de ingresso, permanência e evasão

DSpace Repository

A- A A+

Centro Federal de Educação Tecnologica do Amazonas: uma reflexão sobre as condições de ingresso, permanência e evasão

Show full item record

Title: Centro Federal de Educação Tecnologica do Amazonas: uma reflexão sobre as condições de ingresso, permanência e evasão
Author: Universidade Federal de Santa Catarina; Fiod, Edna Garcia Maciel
Abstract: O ensino técnico adquiriu maior importância a partir das escolas de aprendizes artífices apesar de sua perspectiva moralizadora e de "formação do caráter para o trabalho". No entanto, no Brasil, as mudanças empreendidas desde o modelo agroexportador comercial, até o processo de industrialização, urbanização e modernização conduziram a alterações substanciais com relação a essa modalidade de ensino. Assim, este estudo objetiva compreender a importância do ensino técnico no contexto das mudanças econômicas, políticas e sociais, como uma forma de educação que possibilite às classes menos privilegiadas socialmente condições de acesso à formação profissional qualificada e inserção no mundo do trabalho. Investiga, no ensino técnico, o acesso, a permanência e a conclusão do aluno. Este estudo efetivou-se no Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas, onde foram buscados dados quantitativos de acesso aos cursos técnicos e dados de aprovação, reprovação e evasão, para compreender o processo de seletividade do ensino nessa instituição. Finalmente, considera que a instituição é seletiva, e essa seletividade se configura em meio a fatores intra e extra-escolares.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86325
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
224735.pdf 639.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar