Centro Federal de Educação Tecnologica do Amazonas: uma reflexão sobre as condições de ingresso, permanência e evasão
Show full item record
Title:
|
Centro Federal de Educação Tecnologica do Amazonas: uma reflexão sobre as condições de ingresso, permanência e evasão |
Author:
|
Universidade Federal de Santa Catarina; Fiod, Edna Garcia Maciel |
Abstract:
|
O ensino técnico adquiriu maior importância a partir das escolas de aprendizes artífices apesar de sua perspectiva moralizadora e de "formação do caráter para o trabalho". No entanto, no Brasil, as mudanças empreendidas desde o modelo agroexportador comercial, até o processo de industrialização, urbanização e modernização conduziram a alterações substanciais com relação a essa modalidade de ensino. Assim, este estudo objetiva compreender a importância do ensino técnico no contexto das mudanças econômicas, políticas e sociais, como uma forma de educação que possibilite às classes menos privilegiadas socialmente condições de acesso à formação profissional qualificada e inserção no mundo do trabalho. Investiga, no ensino técnico, o acesso, a permanência e a conclusão do aluno. Este estudo efetivou-se no Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas, onde foram buscados dados quantitativos de acesso aos cursos técnicos e dados de aprovação, reprovação e evasão, para compreender o processo de seletividade do ensino nessa instituição. Finalmente, considera que a instituição é seletiva, e essa seletividade se configura em meio a fatores intra e extra-escolares. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86325
|
Date:
|
2003 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar