Concepçõs sobre ser professor de inglês e o seu fazer docente

DSpace Repository

A- A A+

Concepçõs sobre ser professor de inglês e o seu fazer docente

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Xavier, Rosely Perez pt_BR
dc.contributor.author Pasta, Rosana Eliza Menegazzo pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T23:16:15Z
dc.date.available 2012-10-20T23:16:15Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 198304 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85794
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem por objetivo investigar as concepções de professores e coordenadores sobre as qualidades, habilidades e conhecimentos necessários para o professor de inglês atuar em seu ambiente de trabalho, analisar os aspectos do processo de ensino e aprendizagem sobre os quais os professores refletem durante e após suas aulas, o porquê de certas questões serem o foco de sua reflexão e que decisões eles tomam a partir de suas reflexões. Este trabalho ainda visa entender e interpretar as preocupações dos coordenadores e professores quando em reuniões pedagógicas. A análise mostra que ser professor de inglês envolve mais do que o conhecimento da língua e cultura e do conhecimento didático. Os professores privilegiam principalmente qualidades pessoais como criatividade e paciência, cuja importância se deve à motivação dos alunos e a um melhor relacionamento com eles. Os resultados apontam ainda que o foco principal das reflexões dos professores de inglês durante sua prática pedagógica concentra-se nas ações dos alunos, enquanto que a reflexão após ministrarem suas aulas reside na sua própria atuação em sala. Entretanto, a maioria dos professores não reflete criticamente sobre os princípios que fundamentam suas tomadas de decisões, sobre o seu papel como professor, ou o perfil de cidadão que quer formar. As reflexões dos professores e coordenadores quando em reuniões pedagógicas centram-se nas atuações dos professores em sala, nas (re)ações dos alunos e nos materiais pedagógicos utilizados. No entanto, essas discussões não parecem incentivar questionamentos sobre decisões pedagógicas e os princípios que as orientam . pt_BR
dc.format.extent 149 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores de linguas pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title Concepçõs sobre ser professor de inglês e o seu fazer docente pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
198304.pdf 681.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar