Concepçõs sobre ser professor de inglês e o seu fazer docente
Show full item record
Title:
|
Concepçõs sobre ser professor de inglês e o seu fazer docente |
Author:
|
Pasta, Rosana Eliza Menegazzo
|
Abstract:
|
Esta pesquisa tem por objetivo investigar as concepções de professores e coordenadores sobre as qualidades, habilidades e conhecimentos necessários para o professor de inglês atuar em seu ambiente de trabalho, analisar os aspectos do processo de ensino e aprendizagem sobre os quais os professores refletem durante e após suas aulas, o porquê de certas questões serem o foco de sua reflexão e que decisões eles tomam a partir de suas reflexões. Este trabalho ainda visa entender e interpretar as preocupações dos coordenadores e professores quando em reuniões pedagógicas. A análise mostra que ser professor de inglês envolve mais do que o conhecimento da língua e cultura e do conhecimento didático. Os professores privilegiam principalmente qualidades pessoais como criatividade e paciência, cuja importância se deve à motivação dos alunos e a um melhor relacionamento com eles. Os resultados apontam ainda que o foco principal das reflexões dos professores de inglês durante sua prática pedagógica concentra-se nas ações dos alunos, enquanto que a reflexão após ministrarem suas aulas reside na sua própria atuação em sala. Entretanto, a maioria dos professores não reflete criticamente sobre os princípios que fundamentam suas tomadas de decisões, sobre o seu papel como professor, ou o perfil de cidadão que quer formar. As reflexões dos professores e coordenadores quando em reuniões pedagógicas centram-se nas atuações dos professores em sala, nas (re)ações dos alunos e nos materiais pedagógicos utilizados. No entanto, essas discussões não parecem incentivar questionamentos sobre decisões pedagógicas e os princípios que as orientam . |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85794
|
Date:
|
2003 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar