Problemas pedagógicos no (im)passe de discursos sobre a produção do conhecimento científico
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Moraes, Maria Celia Marcondes de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Ilton Benoni da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T20:23:20Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T20:23:20Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
191878 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85586 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo principal da tese é produzir uma reflexão sobre discursos atinentes à problemática da produção do conhecimento científico, visando salientar a centralidade desta temática nas reflexões e abordagens do campo pedagógico. Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico, que produz uma análise dos discursos de Bachelard e de Kuhn, no intuito de identificar conseqüências pedagógicas deles decorrentes. Estes autores lançam uma certa "indisciplina" na epistemologia convencional de tipo cartesiano e neopositivista. Seus posicionamentos, no entanto, apesar de terem perseguido intentos semelhantes, apresentam conclusões díspares sobre temas que remetem a conseqüências alternativas no campo pedagógico. A análise culmina com um balanço razoavelmente favorável aos posicionamentos de Bachelard em relação aqueles oferecidos por Kuhn. Os discursos de ambos respaldam a posição de que a produção do conhecimento é uma questão central para se pensar os problemas pedagógicos da formação escolar. No entanto, verificando suas teses, sobre o desenvolvimento do pensamento científico, percebe-se que, Bachelard, diferentemente de Kuhn, não deixa margem às abordagens subjetivistas, ceticistas e relativistas, que têm sido crescentemente adotadas por teóricos do campo da educação. Essas abordagens, mesmo que tenham sido exponencialmente ampliadas por outros pensadores (Rorty, por exemplo), já se encontram em germe e evidências no pensamento de Kuhn. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pedagogia crítica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Conhecimento |
pt_BR |
dc.title |
Problemas pedagógicos no (im)passe de discursos sobre a produção do conhecimento científico |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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