Problemas pedagógicos no (im)passe de discursos sobre a produção do conhecimento científico
Show full item record
| Title: | Problemas pedagógicos no (im)passe de discursos sobre a produção do conhecimento científico | 
| Author: | Silva, Ilton Benoni da | 
| Abstract: | O objetivo principal da tese é produzir uma reflexão sobre discursos atinentes à problemática da produção do conhecimento científico, visando salientar a centralidade desta temática nas reflexões e abordagens do campo pedagógico. Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico, que produz uma análise dos discursos de Bachelard e de Kuhn, no intuito de identificar conseqüências pedagógicas deles decorrentes. Estes autores lançam uma certa "indisciplina" na epistemologia convencional de tipo cartesiano e neopositivista. Seus posicionamentos, no entanto, apesar de terem perseguido intentos semelhantes, apresentam conclusões díspares sobre temas que remetem a conseqüências alternativas no campo pedagógico. A análise culmina com um balanço razoavelmente favorável aos posicionamentos de Bachelard em relação aqueles oferecidos por Kuhn. Os discursos de ambos respaldam a posição de que a produção do conhecimento é uma questão central para se pensar os problemas pedagógicos da formação escolar. No entanto, verificando suas teses, sobre o desenvolvimento do pensamento científico, percebe-se que, Bachelard, diferentemente de Kuhn, não deixa margem às abordagens subjetivistas, ceticistas e relativistas, que têm sido crescentemente adotadas por teóricos do campo da educação. Essas abordagens, mesmo que tenham sido exponencialmente ampliadas por outros pensadores (Rorty, por exemplo), já se encontram em germe e evidências no pensamento de Kuhn. | 
| Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. | 
| URI: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85586 | 
| Date: | 2003 | 
	     
        
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
 
 
Search DSpace
Browse
- 
All of DSpace
- 
This Collection
 
My Account
Statistics
Compartilhar