Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Scheibe, Leda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Carminati, Celso João |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T14:10:14Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T14:10:14Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
194366 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84969 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho, discutimos a formação e a prática pedagógica de professores que lecionam a disciplina de Filosofia nas escolas de ensino médio pertencentes à 1ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), situadas no município de Florianópolis. Considerando o atual debate em torno da reintrodução da Filosofia no ensino médio como disciplina obrigatória, nos propomos a investigar como foram formados e como esses professores concebem as próprias práticas pedagógicas. Dessa forma, procuramos compreender as relações entre os conhecimentos especializados da formação inicial e os saberes da prática. Assim, esta temática perpassa as relações de sala de aula e agrega sentido à medida que mostra quem são estes professores, quais são suas motivações para a profissão, se dialogam e partilham com os colegas as experiências e práticas de ensino, o que lêem e quais objetivos e finalidades projetam para a disciplina. Em decorrência disto, analisamos os sentidos e os desafios que os professores atribuem à Filosofia durante a formação inicial e continuada, uma vez que, diante da dinâmica de especialização dos conhecimentos, muitos destes mostram-se inadequados à realidade da prática profissional. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xiii, 227 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Filosofia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Segundo grau) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.title |
Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar