Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio
Show full item record
Title:
|
Formação e docência: a trajetória de professores de filosofia de ensino médio |
Author:
|
Carminati, Celso João
|
Abstract:
|
Neste trabalho, discutimos a formação e a prática pedagógica de professores que lecionam a disciplina de Filosofia nas escolas de ensino médio pertencentes à 1ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), situadas no município de Florianópolis. Considerando o atual debate em torno da reintrodução da Filosofia no ensino médio como disciplina obrigatória, nos propomos a investigar como foram formados e como esses professores concebem as próprias práticas pedagógicas. Dessa forma, procuramos compreender as relações entre os conhecimentos especializados da formação inicial e os saberes da prática. Assim, esta temática perpassa as relações de sala de aula e agrega sentido à medida que mostra quem são estes professores, quais são suas motivações para a profissão, se dialogam e partilham com os colegas as experiências e práticas de ensino, o que lêem e quais objetivos e finalidades projetam para a disciplina. Em decorrência disto, analisamos os sentidos e os desafios que os professores atribuem à Filosofia durante a formação inicial e continuada, uma vez que, diante da dinâmica de especialização dos conhecimentos, muitos destes mostram-se inadequados à realidade da prática profissional. |
Description:
|
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84969
|
Date:
|
2003 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar