Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico
Show full item record
Title:
|
Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico |
Author:
|
Mion, Rejane Aurora
|
Abstract:
|
O objetivo central deste trabalho é dizer o que é produzir conhecimento em um processo de investigação-ação educacional crítico-ativo. A absolutização da prática - entendida no seu sentido de experiência empírica, demarcando a concepção de investigação-ação educacional - é criticada por disseminar uma racionalidade prática. Busquei fundamentos epistemológicos em Lakatos (1978 e 1979), nas idéias de programas de pesquisa e reconstrução racional, para dar um perfil epistemológico a um programa de investigação-ação educacional crítico-ativo e, com isso, dizer por contraste como se produz conhecimento científico. Defendi a idéia de que isso é possível a partir da formação e prática docente construída como programa de iniciação científica. Neste processo, procurei construir, desenvolver e avaliar a formação inicial do professor de Física investigando objetos técnicos e transformando-os em equipamentos geradores. A produção do conhecimento crítico se dá via reconstrução racional da história das próprias práticas educacionais, na análise dos registros; com isso, forma-se o investigador ativo. |
Description:
|
Tese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84114
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar