Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico

DSpace Repository

A- A A+

Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico

Show full item record

Title: Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico
Author: Mion, Rejane Aurora
Abstract: O objetivo central deste trabalho é dizer o que é produzir conhecimento em um processo de investigação-ação educacional crítico-ativo. A absolutização da prática - entendida no seu sentido de experiência empírica, demarcando a concepção de investigação-ação educacional - é criticada por disseminar uma racionalidade prática. Busquei fundamentos epistemológicos em Lakatos (1978 e 1979), nas idéias de programas de pesquisa e reconstrução racional, para dar um perfil epistemológico a um programa de investigação-ação educacional crítico-ativo e, com isso, dizer por contraste como se produz conhecimento científico. Defendi a idéia de que isso é possível a partir da formação e prática docente construída como programa de iniciação científica. Neste processo, procurei construir, desenvolver e avaliar a formação inicial do professor de Física investigando objetos técnicos e transformando-os em equipamentos geradores. A produção do conhecimento crítico se dá via reconstrução racional da história das próprias práticas educacionais, na análise dos registros; com isso, forma-se o investigador ativo.
Description: Tese(doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84114
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
182483.pdf 7.784Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar