Estratégias educacionais no contexto da educação científica: pressupostos para a articulação das dimensões local e globias diante da problemática ambiental

DSpace Repository

A- A A+

Estratégias educacionais no contexto da educação científica: pressupostos para a articulação das dimensões local e globias diante da problemática ambiental

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Moraes, Edmundo Carlos de pt_BR
dc.contributor.author Torres, Juliana Rezende pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T13:37:20Z
dc.date.available 2012-10-19T13:37:20Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 188929 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82277
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Analisa documentos de forma a fundamentar a discussão acerca da relação existente entre Educação e Problemática Ambiental, revelando que a teoria investigada está embasada na consideração dos aspectos físico-químicos, biológicos e humanos do ambiente, enquanto que a prática analisada, apenas nos seus aspectos físico-químicos e biológicos. Realiza um levantamento bibliográfico sobre os usos e significados das palavras local e global, utilizando duas propostas metodológicas voltadas ao processo ensino-aprendizagem como pano de fundo para elaborar um modelo didático-pedagógico de Ação Pedagógica Relacional calcado num estudo de caso. Destaca que a dinâmica utilizada para a elaboração de tal modelo, permite buscar formas de articular os aspectos físico-químicos, biológicos e humanos do ambiente, por meio do conceito de Dimensão Relacional, articulando, portanto, as dimensões local e global do que seja Meio Ambiente. Propõe o uso desta dinâmica, durante as aulas, através do estudo das relações entre temas; durante o desenvolvimento de cursos de formação continuada para professores; bem como ao longo das etapas necessárias para a elaboração de programas de ensino de Ciências voltados ao tema transversal Meio Ambiente, apontando pressupostos para a realização deste último. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ciência pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Educação ambiental pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Estratégias educacionais no contexto da educação científica: pressupostos para a articulação das dimensões local e globias diante da problemática ambiental pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Delizoicov, Demetrio pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
188929.pdf 9.954Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar