Estratégias educacionais no contexto da educação científica: pressupostos para a articulação das dimensões local e globias diante da problemática ambiental
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Moraes, Edmundo Carlos de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Torres, Juliana Rezende |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T13:37:20Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T13:37:20Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
188929 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82277 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Analisa documentos de forma a fundamentar a discussão acerca da relação existente entre Educação e Problemática Ambiental, revelando que a teoria investigada está embasada na consideração dos aspectos físico-químicos, biológicos e humanos do ambiente, enquanto que a prática analisada, apenas nos seus aspectos físico-químicos e biológicos. Realiza um levantamento bibliográfico sobre os usos e significados das palavras local e global, utilizando duas propostas metodológicas voltadas ao processo ensino-aprendizagem como pano de fundo para elaborar um modelo didático-pedagógico de Ação Pedagógica Relacional calcado num estudo de caso. Destaca que a dinâmica utilizada para a elaboração de tal modelo, permite buscar formas de articular os aspectos físico-químicos, biológicos e humanos do ambiente, por meio do conceito de Dimensão Relacional, articulando, portanto, as dimensões local e global do que seja Meio Ambiente. Propõe o uso desta dinâmica, durante as aulas, através do estudo das relações entre temas; durante o desenvolvimento de cursos de formação continuada para professores; bem como ao longo das etapas necessárias para a elaboração de programas de ensino de Ciências voltados ao tema transversal Meio Ambiente, apontando pressupostos para a realização deste último. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias educacionais no contexto da educação científica: pressupostos para a articulação das dimensões local e globias diante da problemática ambiental |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Delizoicov, Demetrio |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar