Estratégias educacionais no contexto da educação científica: pressupostos para a articulação das dimensões local e globias diante da problemática ambiental
Show full item record
Title:
|
Estratégias educacionais no contexto da educação científica: pressupostos para a articulação das dimensões local e globias diante da problemática ambiental |
Author:
|
Torres, Juliana Rezende
|
Abstract:
|
Analisa documentos de forma a fundamentar a discussão acerca da relação existente entre Educação e Problemática Ambiental, revelando que a teoria investigada está embasada na consideração dos aspectos físico-químicos, biológicos e humanos do ambiente, enquanto que a prática analisada, apenas nos seus aspectos físico-químicos e biológicos. Realiza um levantamento bibliográfico sobre os usos e significados das palavras local e global, utilizando duas propostas metodológicas voltadas ao processo ensino-aprendizagem como pano de fundo para elaborar um modelo didático-pedagógico de Ação Pedagógica Relacional calcado num estudo de caso. Destaca que a dinâmica utilizada para a elaboração de tal modelo, permite buscar formas de articular os aspectos físico-químicos, biológicos e humanos do ambiente, por meio do conceito de Dimensão Relacional, articulando, portanto, as dimensões local e global do que seja Meio Ambiente. Propõe o uso desta dinâmica, durante as aulas, através do estudo das relações entre temas; durante o desenvolvimento de cursos de formação continuada para professores; bem como ao longo das etapas necessárias para a elaboração de programas de ensino de Ciências voltados ao tema transversal Meio Ambiente, apontando pressupostos para a realização deste último. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82277
|
Date:
|
2002 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar