Professoras e inovação pedagógica: dilemas das práticas escolares
Show full item record
Title:
|
Professoras e inovação pedagógica: dilemas das práticas escolares |
Author:
|
Mello, Jafa Gerusa
|
Abstract:
|
O presente trabalho é o resultado da pesquisa Professoras e inovação pedagógica: dilemas das práticas escolares, cujo foco foi apreender elementos da relação das professoras de séries iniciais do ensino fundamental, com demandas de inovação pedagógica. O alvo da pesquisa empírica, foram as falas das docentes de uma escola pública estadual, na cidade de Lages-SC. Na perspectiva metodológica, a pesquisa foi desenvolvida por meio de um "estudo de caso", envolvendo, como procedimentos centrais, a aplicação de questionários e entrevistas individuais. Para subsidiar a análise dos dados, utilizou-se, como suporte teórico, diferentes estudos sobre políticas de formação dos professores, bem como, processos relativos ao desenvolvimento profissional, nos quais pesquisadores refletem sobre desafios da formação, a natureza do trabalho docente, as aprendizagens docentes e as políticas atuais de formação inicial e continuada. A pesquisa pôde apreender que as professoras de séries iniciais do ensino fundamental, indicam dilemas na sua relação cotidiana, com demandas por inovações pedagógicas, expressa por um processo que se constitui a partir das condições e modalidades vigentes que se revelam nas práticas pedagógicas. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82166
|
Date:
|
2001 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar